domingo, janeiro 24

EUA preocupados com o perigo da resistência a antibióticos

 Ou como a cura se pode tornar doença.

Fonte: Saúde na Internet

Uma comitiva de 10 agências governamentais dos EUA (entre as quais o CDC-Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças, a FDA-Administração para os Alimentos e os Medicamentos, o Departamento de Agricultura e a Agência de Protecção Ambiental) elaborou um plano de acção para parar a proliferação da resistência a antibióticos.



O problema dos micróbios que resistem ao tratamento está-se a tornar num risco de saúde público cada vez maior e há grande falta de informação e de conscialização do problema, disse o Dr. Stuart Levy, presidente da Aliança para o Uso Prudente dos Antibióticos à Reuters Health.


Assim, nos próximos um a dois anos, uma campanha nacional vai ser lançada nos EUA, para informar a população dos perigos inerentes ao abuso dos antibióticos. O uso inadequado dos antibióticos é uma das principais causas do aparecimento de estirpes resistentes. É necessário que os consumidores "respeitem os antibióticos" disse o Dr. Levy.

Outra prioridade é a monitorização do alastramento de estirpes resistentes. Tenta-se também incentivar a investigação nesta área.

O relatório conta ainda com um plano para encorajar o desenvolvimento de métodos de tratamento de infecções resistentes e de prevenção das mesmas.

Helder Cunha Pereira
MNI - Médicos Na Internet

Fonte: Reuters

0 comentários:

Enviar um comentário