terça-feira, fevereiro 23

Cientistas e pensadores na área da Energia: Dr. Thomas Valone

Transcrevemos parcialmente a entrevista que a ScientificBlogging fez ao Dr. Thomas Valone sobre o futuro da energia.


Na última de uma série de entrevistas com alguns dos mais proeminentes pensadores e cientistas na área da energia, falámos com o Dr. Thomas Valone.

Enfrentar e resolver as múltiplas questões relacionadas com a energia é talvez o problema mais premente que enfrentamos como espécie. Existe uma grande cobertura dos media sobre a energia, energias alternativas e aquecimento global, mas o que tem faltado é o conhecimento e o ponto de vista dos cientistas, pelo menos nos media main stream.

O Dr. Thomas Valone é um físico e engenheiro com 30 anos de experiência profissional, examina patentes, faz investigação em engenharia, desenha instrumentos e também é autor, conferencista e consultor em energia do futuro. É presidente e fundador do Integrity Research Institute (Instituto de Pesquisa de Integridade), foi professor universitário e administrador de Pesquisa da Scott Aviation-ATO, Inc., ajudou a desenhar a HullCom® que serve a comunicação naval entre navios, um gaussmeter (medidor de campo magnético) de 60 Hz sem distorção harmónica, dois dispositivos terapêuticos bio-eléctricos [...].
É editor da Future Energy, Energetic Processes Vol. I & II, Turning the Corner: Energy Solutions for the 21st Century, bem como autor dos livros Zero Point Energy: The Fuel of the Future, Practical Conversion of Zero-Point Energy, Homopolar Handbook, Electrogravitics Vol. I & II, Bioelectromagnetic Healing, Bush-Cheney Energy Study, Clinton Administration Energy Study, além de ter mais de 100 relatórios e artigos publicados. [...] Presentemente, o Dr. Valone é membro do Institute of Electrical and Electronic Engineers, da Bioelectromagnetics Society, da National Space Society e da Union of Concerned Scientists. É também membro da World Innovation Foundation. Os seus trabalhos foram publicados em alemão, francês, coreano e inglês.
Encontrei-me com o Tom na conferência Fundação para o Futuro, sobre o futuro da energia e fiquei impressionado com a sua visão positiva e a sua experiência como examinador de patentes.

Scientificblogging.com: Enquanto cientista e examinador de patentes, está em companhia superlativa. Algumas outras semelhanças com Albert Einstein? Falando seriamente, de que forma o seu trabalho com o gabinete de patentes do Governo influenciou o trabalho e pesquisa científicos?

VALONE: Quaisquer comentários que faça sobre esse assunto não reflectem os pontos de vista do US Patent and Trademark Office e são meramente o meu ponto de vista pessoal enquanto cidadão.Claro que quando vi uma biografia recente de Einstein no canal PBS, senti satisfação, sendo um eu próprio um físico e examinador de patentes. No entanto, o narrador disse que Einstein tinha um trabalho desinteressante no Gabinete de Patentes Suíço, até que se libertou dele após ter publicado três artigos em jornais e, em consequência, ter recebido outras ofertas de trabalho. O meu trabalho no gabinete de patentes americano parece por vezes desinteressante, uma vez que é um trabalho repetitivo e minucioso sem qualquer segurança. Tentei seguir as pegadas de Einstein, que nasceu no mesmo mês que eu, tirando o curso de Relatividade Geral há anos, e usando-o para analisar quadros de referência não inercial na minha tese de mestrado de física sobre o gerador homopolar e, recentemente, comprando o livro "Como pensar como um Einstein", bem como escrevendo uma tese de doutoramento sobre a produtividade da energia ponto zero, baseado em trabalhos úteis de vácuo quântico. Este meu último trabalho, que escondi na gaveta do gabinete de patentes, tal como Einstein fez com o dele, evoluiu e transformou-se no livro popular Zero Point Energy: The Fuel of the Future, que apresenta sugestões práticas para converter este tipo de energia em electricidade. É aqui que podermos pesquisar literatura científica e relacionada com patentesé útil. Encontramos invenções da ciência e da engenharia num determinado campo.

Scientificblogging.com: A sua apresentação na conferência da Fundação para o Futuro sobre energia foi uma das apresentações que mais sentido de urgência transmitiu sobre a necessidade de termos fontes de energia alternativas. Até que ponto é que a situação global da energia é mesmo urgente?

VALONE: Para responder à questão da urgência, temos de compreender algumas das conclusões do IPCC (Painel Intergovernamental para a Mudança Climática). Ou seja, com cada simples grau de aumento de temperatura, acontece um aumento médio de um grau inteiro na força dos furacões. Já experimentámos isto durante as nossa vidas. Um furacão de grau 5 agora consegue beber energia do oceano para se transformar num de grau 6. O descongelamento da Antártida e, mais importante ainda, dos lençóis de gelo da Gronelândia são, não apenas inevitáveis, de acordo com dados sobre o clima publicados pela MIT’s Technology Review em Julho de 2006 2006, mas correspondem a 80 metros de subida dos níveis dos oceanos, conforme previsão desses mesmos dados. À medida que os combustíveis fósseis continuam a empurrar os níveis de dióxido de carbono para além dos 400, 500 e dos previstos 700 ppm, entramos num novo território desconhecido numa Terra que nunca excedeu tais níveis nos últimos 400.000 anos. Precisamos mesmo de implementar uma forma completamente limpa (de poluentes) e barata de energia, tal como por exemplo o gerador de diodos de energia de ponto zero e isto durante os próximos dez anos para termos alguma esperança de revolucionar o clima e a utilização da energia.

Scientificblogging.com: Acredita no Pico do Petróleo (Peak Oil)? Quando é que o atingiremos e quando é que o planeta ficará sem petróleo?

VALONE: O Pico do Petróleo não é uma questão de se acreditar nele ou não. É verdade que Hubbert previu erradamente (para satisfação de todos) que o pico da produção de petróleo ocorria cinquenta anos antes de ter acontecido. A sua previsão sobre a produção mundial de petróleo pôs todos os especialistas a discutir uns com os outros sobre mais ou menos duas décadas. Eis a tolerância dada ao Pico de Petróleo de Hubbert. Por outras palavras, atingimos neste momento o máximo de produção de petróleo que o mundo pode suportar: 72 milhões de barris por dia. Este consumo do líquido negro de fósseis extintos por humanos tem a mesma ordem de magnitude que o volume das Cataratas Americanas no estado de Nova Iorque, onde cresci. A única direcção é para baixo, reduzindo o consumo. Os Emiratos Árabes Unidos estão-se a preparar para o Pico do Petróleo investindo seriamente no turismo perto do Dubai e construindo ilhas com mansões em pleno oceano. Tecnicamente, para responder à segunda questão, o planeta nunca ficará sem petróleo (NT: o que sobra jaz em lugares inacessíveis). No entanto, como diz Nikola Tesla, não poderemos continuar a queimá-lo para produzir combustível para o bem das gerações futuras.

Scientificblogging.com: Quais são as melhores fontes de energia alternativa para os próximos 20 anos?

VALONE: As melhores fontes de energia alternativa para os próximos 20 anos dependem do tipo de aplicação que tiver em mente. No topo da lista está sem dúvida a energia solar fotovoltaica. Recentemente escrevi um artigo para o relatório anual do Integrity Research Institute, entitulado "Revolução na Energia Solar", que faz o resumo das últimas descobertas. [...] Outra fonte de energia alternativa que está na minha lista das melhores, é o motor magnético (permanent magnet motor) [...]. Podemos prever o dia em que os carros magnéticos competirão com vantagem com os carros eléctricos, uma vez que não precisarão de ser recarregados. Energia geotermal é outra das "melhores", muito recomendada para as municipalidades e energia centralizada. Outra das minhas preferidas é a energia de ponto zero, desde que fiz um estudo de viabilidade [...]. Está na altura de começarmos a utilizar esta energia gratuita de forma abundante. Para empresas industriais médias e grandes, recomendo a reconversão dos desperdícios em electricidade. A empresa de Tom Casten, Primary Energy, tem uma oferta óptima que não pode ser recusada: permitam que eles construam a fábrica de geração de electricidade no local da fábrica que provoca os desperdícios e eles garantem poupar metade da sua factura de electricidade. Outras promissoras fontes de energia incluem os aerogeradores marítimos e a energia hidroeléctrica (barragens e das ondas do mar). Para o sector dos transportes, recomendo veículos a ar comprimido e veículos eléctricos, que já foram introduzidos em todo o lado menos nos EUA.[...]

Scientificblogging.com: Quais poderão ser as fontes de energia alternativa a mais longo prazo? O que conhece que seja promissor?

VALONE: Como já disse antes, a longo prazo desenvolver-se-ão equipamentos com energia de ponto zero, havendo inúmeros especialistas que prevêm que este tipo de solução resolverá para sempre o nosso problema de energia. Também terá como resultado viabilizar as viagens espaciais. Os equipamentos de fusão a frio também serão disponibilizados, bem como outras fontes de energia mais exóticas, como a fusão nuclear a plasma (pB-11 plasma focus fusion) em desenvolvimento na Universidade do Illinois. Mas a maior descoberta para o futuro e com certeza a célula solar de polímeros multi-camadas da Konarka, que poderá ser inserida em praticamente tudo, uma vez que gera energia a partir da luz ambiente de uma sala.

[...] Ler a entrevista na íntegra em inglês no ScientificBlogging

0 comentários:

Enviar um comentário