quinta-feira, janeiro 28

Profilaxia e tratamento da gripe na Medicina Tradicional Chinesa

Veja o vídeo.

Por Dr. Paulo Matos, fonte: Médicos de Portugal

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma medicina multidisciplinar «energética» funcional. Quer isto dizer que entende que qualquer distúrbio orgânico é sempre produto de um desequilíbrio energético.
Esse desequilíbrio é detectado através de métodos de diagnóstico próprios desta medicina ancestral (com mais de 5000 anos), tais como os exames do pulso (existem 28 tipos de pulso), da língua, da pele, olhos, unhas, urina, fezes, etc.

Para melhor entendermos como funciona a MTC e quais os seus princípios convém retermos, primeiramente, alguns dos vastos pormenores que são tidos em conta na observação de qualquer paciente.
Em MTC os órgãos dividem-se em órgãos (Zang), propriamente ditos, e vísceras (Fu). Vísceras são os órgãos ocos (exemplo: intestino grosso) e órgãos são os que são cheios (exemplo: coração).

Estes órgãos e vísceras agrupar-se-ão aos pares (um órgão e uma víscera) para assim sustentarem a vida.
Estes pares estarão, ainda, expostos e dependentes de tudo o que rodeia o indivíduo (clima, relações sociais, alimentação, hábitos de vida, etc.) e ainda de outros factores próprios de cada um de nós (emoções, sentimentos, etc.) e a chamada «Lei dos cinco movimentos» e «Lei da Destruição», próprias da MTC e que repre sentam o mecanismo concordante ou discordante com que órgãos e vísceras interagem entre si.

Para melhor se entenderem estas interacções, observemos o quadro seguinte:

Segundo a MTC, qualquer agente patogénico energético (susceptível de nos criar mal-estar) entra sempre pela víscera até chegar ao órgão em si.

A gripe em MTC
A gripe em MTC é entendida muito para além da «simples» agressão das variantes do agente patogénico Myxovirus influenzae.
O seu tratamento e profilaxia assentam nos parâme tros causal e sintomático.
Em MTC, a gripe deve-se a uma infiltração de uma energia (frio ou calor aliados ao vento), que, através da pele ou do sistema rinofaríngico, atravessa alguns meridianos de acupunc tura atingindo, assim, o aparelho respiratório.
Para a MTC, essa energia dita «perturbada» conseguiu entrar e debilitar o organismo do paciente devido as baixas defesas do sistema imunitário do mesmo.
Os órgãos directamente implicados nesta patologia são: fígado, vesícula biliar, rins, bexiga, pulmão e intestino grosso.

Sintomatologia
Antes de se ter a sintomatologia característica da gripe, o corpo já começa a dar alguns sinais, tais como espirros isolados, arrepios, um cansaço crescente e dores nas articulações.
São, como disse, sinais. E é nessa altura que se devem utilizar todos os meios possíveis no sentido de se aumentarem as defesas do organismo.
Na esmagadora maioria dos casos, os pacientes não ligam muita importância a esta sinalética e todos os sintomas atrás mencionados aumentam, associados exponencialmente com: aumento de temperatura, tosse com ou sem catarro, laringite subaguda acompanhada de pieira, diarreia, cefaleias.
Estamos, então, neste caso, perante o início da gripe, em que a incubação do vírus já se deu há três ou quatro dias. Se estivermos em presença da gripe comum, a cura dar-se-á em cerca de uma semana.
Para outros tipos de gripe a cura é mais demorada.
Normalmente, a predisposição para a gripe começa na Primavera ou então no Verão. Quando chega o Outono, o organismo já está tão enfraquecido que a doença tem o caminho facilitado.

Tratamento
Após a colheita da sintomatologia (não há dois pacientes com o mesmo conjunto de sintomas), que deve ser demorada e sem pressas, avança-se para o tratamento.
O tratamento em MTC consistirá em aumentar o poder do sistema imunológico, tratar (retirar a energia «perturbada») a causa que provocou o quadro clínico.

Exemplo
Um paciente que tem tendência para as alergias primaveris e que nos aparece no Outono ou Inverno com gripe.
Normalmente, a cada ciclo sazonal, o paciente repete o quadro clínico alérgico por altura da Primavera. Vai-se fazer incidir o tratamento no reforço do sistema imunitário e no tratamento do aparelho respiratório e digestivo.
Existem, inclusive, pontos de acupunctura que, em uma ou duas sessões, fazem baixar a temperatura em 0,5 a 1ºC.
O tratamento, para além de acupunctura, deve consistir igualmente num equilíbrio alimentar adaptado a cada paciente e igualmente a Fitoterapia Oriental (chinesa).
Aconselha-se ao paciente o repouso absoluto e, se possível, apanhar sol ou então permanecer num quarto quente e com um mínimo de humidade.
Por curiosidade, refira-se que quem faz exercício físico regularmente quase nunca se constipa. Hoje em dia, principalmente quem vive nas cidades, protege-se demais do meio ambiente (ar condicionado, demasiados agasalhos ou falta deles, etc.) e isso faz descer conside ravelmente as defesas orgânicas.

Prevenção
Começa ou faz-se, de preferência, quando o paciente está com uma saúde mais estável. O ideal seria na altura das férias, em que o paciente está mais calmo, sem preocupações e com mais tempo para si. Em prevenção, uma sessão de acupunctura semanal é o bastante.

Alguns conselhos úteis (adultos e crianças)
Físicas: procure andar vestido adequadamente perante a altura do dia e/ou estação do ano. Faça exercício físico, temos duas pernas para isso mesmo. Neste caso, deve consultar o seu médico no sentido de fazer os exames necessários.

Exercícios físicos: ginástica, hidroginástica, etc.
Exercícios bioenergéticos: Tai Chi, Qi Gong, Yoga, etc.
Terapêuticas energéticas/somáticas: Acupunctura, Tui Na, Shiatsu, etc.
Alimentares: o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia (após 7/8 horas de sono e trabalho fisiológico o nosso corpo está sedento de nutrientes), por isso tente inge rir (em vez do tradicional café e bolo) algo de mais nutritivo (fibras, vegetais, sumos naturais, etc.).
O almoço e o jantar são refeições de igual importância até para quem tem um ritmo de trabalho intensivo, por isso devem ter na sua composição vários grupos alimentares (se possíveis integrais e derivados de soja).
Tente não ingerir muitos açúcares (massas são transformadas em açúcares pelo organismo). Um açúcar ideal é a frutose que até é tolerada por diabéticos.
Ter uma alimentação mais equilibrada e natural não custa mais caro. Se comermos um bife com batatas fritas, passadas 2/3 horas já começamos a ter fome, se comermos um prato de vegetais (alface, feijão azuki, beterraba, nabo, etc.) podemos estar até 6 horas sem fome, e a nossa saúde agradece.
A segunda opção é mais saudável.
Outro aspecto importante é comer sem pressas e sem stress. Estudos científicos recentes detectaram que o sistema imunológico leva cerca de 5/6 horas para se recom por de um minuto de stress.
À noite tente fazer um sono reparador, você precisa disso e o organismo agradece. Bebidas frescas à noite são contra--indicadas, são uma agressão pura e simplesmente. Bebidas só quentes (chás) e uma hora antes de ir para a cama.
Estes e outros cuidados farão de si um ser humano cheio de saúde e menos propenso(a) a curto, médio e longo prazo de sofrer qualquer patologia.

Curiosidades
Pesquisa: a pesquisa em MTC sempre existiu (estamos a falar de 5000 anos antes da nossa era). Contudo, só a partir de 1971, por altura da visita do então presidente dos EUA, Richard Nixon, à China, o Ocidente começou a ter um contacto mais regular com esta medicina.
No entanto, no início do século passado, George Soulie de Morant, um diplomata francês sedeado na China (1901--1917), já tinha escrito e trazido para o seu país numerosa informação acerca da medicina chinesa e, antes dele, os jesuí tas chegaram a ser instruídos em MTC.
Actualmente, as pesquisas intensificam-se não só por parte dos médicos de Medicina Tradicional Chinesa, como igualmente por alguns médicos da Medicina Ocidental.
A título de curiosidade, refira-se que Harvard já conta com um curso de Acupunctura.
Apesar dos esforços globais de pesquisa e aplicação da MTC no Ocidente, ainda estamos a começar um caminho que se avizinha longo.
Terminologia: a terminologia própria da MTC para nomear as patologias, identificar agentes patogénicos etc., parece-nos algo irracional ou sem qualquer nexo (síndrome do vento frio, por exemplo), no entanto, são termos que nunca foram alterados ao longo de milénios e que traduzem a observação prática, dos colegas de MTC orientais, sobre os vários agentes ou contextos patogénicos.
Refira-se que só hoje em dia, e evocando o tratado médico mais antigo que se conhece (mais de 2200 anos A. C.), o Nei King, se conseguiram compreender cientificamente alguns assuntos sobre saúde que nele são referenciados.
Assim, por exemplo, nos EUA o ensino da MTC, inclusi ve em Harvard, é alicerçado nos clássicos orientais (Nan-Ching, Nei King, Shan-Han-Lun, entre outros), tal como o é no Oriente (China, Japão, Coreia, Vietname, etc.).

Dr. Paulo Matos
Especialista em Medicina Tradicional Chinesa
(Acupunctura/Fitoterapia) Homomédis

0 comentários:

Enviar um comentário