domingo, fevereiro 28

Crianças que lêem

Fonte: Juris

Os especialistas estão de acordo numa coisa: as crianças que lêem têm muitas vantagens escolares e emocionais.
Yolanda Reyes, escritora colombiana, fundadora de um projecto de animação para o incremento da leitura, ajuda-nos a pensar e a incentivar a leitura junto dos mais novos.

Porque é importante que uma criança leia?
Por muitas razões: cognitivas, emocionais e culturais. Através da imaginação e de dar nomes ao que não existe, o pensamento humano pode transcender em todos os sentidos da palavra e lidar com categorias que não são tangíveis. Quando se abre a porta ao pensamento que chama o invisível, abre-se o mundo da cultura, a imaginação, a ciência, a literatura, a espiritualidade. A leitura e as histórias contadas pelos pais desde a primeira infância dão à criança o pensamento abstracto. E pelo lado do emocional, poder reconhecer, decifrar e saber que há outros que sentem o mesmo, é a melhor maneira de se aproximar dos sentimentos humanos e aprender a lidar até com o que não é fácil.

Read more...

As crianças e a televisão: Idade e quantidade


Pode ser tentador entreter o seu bebé diante do ecrã (e note-se que ecrã inclui não só a televisão, mas também DVD, jogos de vídeo, etc.), mas a American Academy of Pediatrics recomenda peremptoriamente: "Não o faça!"

Read more...

Carl Honoré: Devagar

Os computadores são incrivelmente rápidos, precisos e burros. Os seres humanos são incrivelmente lentos, imprecisos e brilhantes. Juntos têm um poder que supera qualquer imaginação. Carl Honoré

Carl Honoré, jornalista, acredita que a obsessão da sociedade ocidental com a velocidade é prejudicial à saúde, produtividade e qualidade de vida. Há, porém, um movimento oposto em que as pessoas começam a reduzir o ritmo das suas vidas. Veja o vídeo com legendas em português.



De seguida, e a pensar nas crianças, apresentamos um artigo de Ana Esteves sobre o movimento Slow Parenting: este movimento defende que «menos é mais»: menos coisas, menos actividades, menos pressa, menos pressão, menos expectativas. Mais tempo para crescer fará as crianças mais felizes.

Read more...

Medo Zero

Stress é apenas uma designação moderna do medo. Sim, não sabia? Se tem stress, tem medo. É o que se lê na introdução ao livro de Pilar Jericó, Medo Zero, que transcrevemos parcialmente:

"Apertem os cintos. Vamos entrar no túnel do medo. Todos temos medo. Todos. No entanto, mencioná-lo numa empresa é considerado tabu. Como se apenas as mensagens atraentes tivessem lugar nos discursos empresariais e nas campanhas publicitárias; modelos sorridentes em idílicos campos de golfe, ao estilo Tommy Hilfiger, sites sobre a excelência na gestão de pessoas, imagens de clientes felicíssimos por se hipotecarem durante 30 anos... E escondida, nos bastidores, a crua realidade: a pressão pelos resultados, as lutas de poder, o risco de despedimento e, como não podia deixar de ser, o nosso querido medo.
Um pequeno aparte: Se o termo medo lhe produz uma certa “urticária intelectual”, ou nega simplesmente a sua existência, talvez prefira pensar em temor, ansiedade ou stress.

Read more...

Nada nos faz acreditar mais do que o medo

Nada nos faz acreditar mais do que o medo, a certeza de estarmos ameaçados. Quando nos sentimos vítimas, todas as nossas acções e crenças são legitimadas, por mais questionáveis que sejam. Os nossos opositores, ou simplesmente os nossos vizinhos, deixam de estar ao nosso nível e transformam-se em inimigos. Deixamos de ser agressores para nos convertermos em defensores. A inveja, a cobiça ou o ressentimento que nos movem ficam santificados, porque pensamos que agimos em defesa própria. O mal, a ameaça, está sempre no outro. O primeiro passo para acreditar apaixonadamente é o medo. O medo de perdermos a nossa identidade, a nossa vida, a nossa condição ou as nossas crenças. O medo é a pólvora e o ódio o rastilho. O dogma, em última instância, é apenas um fósforo aceso.

Carlos Ruiz Zafón, in O Jogo do Anjo

Read more...

sábado, fevereiro 27

"só começamos, na verdade, a melhorar quando [...] nos resolvemos a fornecer nós mesmos ao mundo o que nos parece faltar-lhe"


"Creio que uma das atitudes fundamentais do homem humano deve ser a de reconhecer em si, numa falta de compreensão ou numa falta de acção, a origem das deficiências que nota no ambiente em que vive; só começamos, na verdade, a melhorar quando deixamos de nos queixar dos outros para nos queixarmos de nós, quando nos resolvemos a fornecer nós mesmos ao mundo o que nos parece faltar-lhe; numa palavra, quando passamos de uma atitude de pessimista censura a uma atitude de criação optimista, optimista não quanto ao estado presente, mas quanto aos resultados futuros"

– Agostinho da Silva, “Revolta”, Glossas [1945], in Textos e Ensaios Filosóficos I, pp.58-59.

Read more...

Portugal terá a primeira plataforma mundial de energia a partir das ondas

A Póvoa de Varzim vai receber o primeiro sistema internacional de produção de energia renovável a partir das ondas. A plataforma faz parte de um mega-projecto que deverá animar o mercado das energias renováveis em Portugal.
Num futuro próximo, a energia das ondas poderá representar a maior fonte de energia renovável da Terra. Não será de estranhar que a União Europeia exija que, até 2010, 22 por cento do consumo energético da Comunidade seja proveniente de fontes de energia renováveis, como o sol, o vento e as ondas.
O mais recente desafio tecnológico no que à produção de electricidade diz respeito coloca-se ao nível do aproveitamento da força do mar.

Read more...

Portugal recebe a maior central fotovoltaica do mundo

Começou a ser construída em Serpa a maior plataforma de produção de energia solar do mundo. A central fotovoltaica alentejana terá 52 mil painéis espalhados por 32 hectares. Depois de Serpa seguem-se as unidades de Moura, Ourique, Albufeira, Lisboa e Freixo de Espada à Cinta.



Read more...

sexta-feira, fevereiro 26

O que se passa com as nossas crianças?

Já têm um nome: geração Ritalina.
O grande aumento no consumo destas substâncias verificou-se em 2004, quando a venda destes medicamentos deixou de pertencer ao domínio das farmácias de certos hospitais e passou a fazer-se em qualquer farmácia.

A prescrição de medicamentos para tratamento da Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção (PHDA) aumentou, em todo o mundo, 274%, entre 1993 e 2003. O número de países que começaram a recorrer a este tipo de drogas subiu de 31 para 55. Os dados foram publicados no jornal americano Health Affairs. Uma em cada 25 crianças e adolescentes norte-americanos estão a ser medicamentado para PHDA.
Calcula-se que em Portugal entre seis e oito mil crianças e adolescentes estejam a tomar este tipo de medicação (números de 2006, com base nas vendas). Em 2004, estimava-se que três mil crianças tomassem medicamentos para PHDA, enquanto que em 2003 eram apenas 400.
Revista Pais & Filhos, edição de Maio de 2007, pág. 102

Há quem não acredite nisto. Transcrevemos de seguida a entrevista que a ArtSeenChicago fez a Ken Robinson, sobre este tema. Se quiser visualizar em vídeo o discurso que Ken Robinson fez no TED, abordando ainda o tema da criatividade, está em destaque, no lado direito desta página, legendado em português,

Read more...

Os antidepressivos serão meros placebos?

Ao mesmo tempo que é anunciado que o consumo de antidepressivos e ansiolíticos está a aumentar, chega a Portugal, via Revista Única do Expresso algo que a BBC já tinha noticiado há dois anos: estudos indicam que os anti-depressivos só ajudam no caso das depressões graves. As farmacêuticas contestam o estudo, mas o Dr. Tim Kendall, Administrador Delegado da Unidade de Investigação do Royal College of Psychiatrists publicou por sua vez uma pesquisa que conclui que as farmacêuticas só publicam estudos com conclusões positivas em relação aos medicamentos por elas produzidos e quer que as empresas sejam forçadas a publicar todos os dados. Por sua vez, o Dr, Andrew McCulloch, da Mental Health Foundation critica o excesso de dependência dos anti-depressivos, quando existem terapias muito mais eficazes para combater a depressão, como a psicoterapia, exercício e outras. É também recomendado que nenhuma pessoa que sofra de depressão largue os medicamentos sem falar com o seu médico ou terapeuta. 

Reproduzimos de seguida a informação veiculada pela revista Única.

Read more...

quinta-feira, fevereiro 25

EDP Renováveis é a terceira maior eólica do mundo

Por MARINA CONCEIÇÃO, em Madrid

Ana Maria Fernandes, CEO da EDP Renováveis, afirmou em Madrid que com os resultados obtidos em 2009 a empresa tornou-se na terceira maior eólica mundial.


Read more...

Antever o futuro

Por MARIA LEONOR NUNES

Podem parecer cenário de ficção científica ou delírios literário-científicos, mas não. São antes Visões sobre o futuro que António Câmara vai adiantar num ciclo de conferências na Culturgest, em Lisboa, a partir de 10 de Março.

Read more...

Bill Gates e as energias limpas

Por ANTÓNIO VIDIGAL

As Energias Limpas arranjaram um novo aliado de peso. Bill Gates, fundador da Microsoft e reconhecido filantropo, afirmou, na conferência do TED, que a partir de agora, a sua maior aposta seriam as Energias Limpas.
Aposta que considerava mais importante, para os 2 biliões de habitantes mais pobres do Planeta, do que a descoberta de uma nova vacina.

Read more...

Cultura ENTRE Culturas: uma revista diferenTre (a sair em final de Março)

Matriz

A revista Cultura ENTRE Culturas assume-se como matriz dialogal enTre experiências e razões, culturas e saberes, religiões e espiritualidades, tradições e civilizações, bem como enTre elas e o indizível que as possibilita e transcende.
O nome exprime a vocação de suscitar ou desvendar pontes, elos e armilas enTre domínios ilusoriamente distintos e afinal intimamente ligados, convertendo fronteiras em pontos de passagem, termos em mediações, limites em limiares.

Cultura ENTRE Culturas, lugar do não-lugar, vislumbra-se um ponto de equilíbrio/desequilíbrio entre os modos oriental e ocidental de percepção e vivência do real: algo enTre a diversidade evolutiva ocidental e a instantaneidade intuitiva oriental que a uma e outra reúna no trânsito para além/aquém de ambas. Lugar insituável do inter-valo entre isto e aquilo, nele tempo-eternidade, espaço-vacuidade, palavra-silêncio, discurso-percurso respiram e singram de mãos aliadas.

Read more...

A nossa Ilha

Desde o dia 20 de Fevereiro, todos os madeirenses com quem falei referiram-se à Madeira como a nossa Ilha. Não sei se o fazem sempre, pois não tenho familiares na Madeira, só ex-colegas. É impossível não os admirar. As imagens que passam na televisão e as fotografias que vemos na Internet mostram os madeirenses a trabalhar, a recuperar, a limpar, lado a lado com bombeiros, militares e forças de segurança. Com calma, com persistência, com o pensamento no futuro. Como disse o Presidente da República hoje, são um exemplo para o mundo. E não é necessário pedir a solidariedade dos portugueses. É uma das nossas qualidades. Somos todos portugueses e a Madeira é a nossa Ilha. Tal como o Haiti. Tal como o Mundo inteiro.
Só o Ministro das Finanças é que não é português, acho eu: a sua solidariedade foi oferecer mais um dia aos madeirenses para pagar os impostos. Confesso que esta solidariedade me soube a pouco.

Read more...

terça-feira, fevereiro 23

Torres de luz

Pelo mundo inteiro, estão a ser construídas torres de luz. E não, isto não tem nada de místico ou fantasioso, são torres que captam a energia solar. Para mim, a mais bonita de todas é a de Sevilha, aqui tão perto...



Read more...

Cientistas e pensadores na área da Energia: Dr. Thomas Valone

Transcrevemos parcialmente a entrevista que a ScientificBlogging fez ao Dr. Thomas Valone sobre o futuro da energia.


Na última de uma série de entrevistas com alguns dos mais proeminentes pensadores e cientistas na área da energia, falámos com o Dr. Thomas Valone.

Read more...

A força do exemplo e regulação humana

por JOÃO PEDRO GUIMARÃES

Qual a receita para termos um mercado que funcione melhor?

Num livro intitulado "Nudge: Improving Decisions About Health, Wealth and Hapiness", de Richard H. Thaler e Cass R. Sunstein, pode ler-se o seguinte (em tradução livre):

No Estado do Minnesota, a propósito do cumprimento de leis fiscais, realizou-se a seguinte experiência: Juntaram-se 3 grupos de contribuintes a quem foi dada diferente informação:

Read more...

Imaginação de um escritor vai pôr o mundo a produzir energia limpa

por BRUNO ABREU

A ideia é simples: aproveitar os poços de petróleo vazios e, com a instalação de uma turbina, aplicar neles o principio da energia hidroeléctrica. É limpo, sem emissões e aproveita um recurso que não ia ser utilizado. "Tão simples que parece absurdo", diz o autor.


Read more...

Brian Dettmer: Livros do Mundo





Read more...

Índice de Felicidade

A econometria, ciência matemática aplicada à economia, tem como objetivo medir resultados, permitindo o desenvolvimento de inúmeros indicadores, medidas e demais instrumentos quantitativos, largamente utilizados, tanto pelo poder público, como pela iniciativa privada. O mais expressivo deles, o Produto Interno Bruto (PIB) foi o que mais se projetou como ferramenta de mensuração do progresso das sociedades.


Read more...

Golfinhos estão de regresso ao Tejo

A despoluição está a trazer de volta uma espécie de mamífero marinho há muito desaparecido do Tejo.



Read more...

segunda-feira, fevereiro 1

Montando o retrato do mundo

Silvio Alvarez traz a sustentabilidade para a arte através da colagem.



Read more...