quarta-feira, março 10

Casa sustentável, ecológica e segura em versão «low-cost»

Luís Simões da Silva dirigiu equipa da Universidade de Coimbra para projecto da ArcelorMittal. Casa «low-cost» pode ser construída em qualquer ponto do país.


Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) projectou uma casa de grande eficiência energética e com todos os requisitos de segurança e conforto. Mas o ponto-chave do projecto é o preço. Aquilo que pode parecer uma casa de luxo é, afinal, de preço reduzido.
Em conversa com o «Ciência Hoje», Luís Simões da Silva, director do projecto, explicou que o desafio foi lançado pela ArcelorMittal, o maior grupo da indústria do aço do mundo, a ArcelorMittal, aos 16 grupos de investigação que integram a Rede Cientifica Internacional de Estruturas Metálicas, do qual a FCTUC faz parte.
O projectou, que demorou um ano a concluir, integrou uma equipa multidisciplinar de 12 profissionais, entre arquitectos e engenheiros de diversas áreas. O primeiro dos objectivos do projecto – o baixo custo – foi alcançando. “O preço do metro quadrado é de 550 euros”, diz Luís Simões da Silva.
De resto, “cumprimos tudo o que se pedia”. Além do preço, esta casa propõe um novo conceito de habitação em que se tenta a maior eficiência energética. “Para ser habitada no Verão é excepcional. No Inverno, a necessidade de aquecimento é quatro vezes inferior a uma casa convencional”, explica.
Além do conforto arquitectónico e da dinâmica na habitabilidade, a segurança foi outro dos pontos a ter em conta, tendo o projecto obedecido às normas da União Europeia. “Cumprimos uma série de requisitos. Do ponto de vista sísmico, a casa modelo foi dimensionada para a zona mais exposta à ocorrência de sismos em Portugal: Sagres”.
É também “resistente à neve, podendo ser construída até na Serra da Estrela, e aos ventos mais fortes da costa ocidental”, explica. Os baixos níveis de emissão de CO2 tornam esta casa bastante amiga do ambiente.
Luís Simões da Silva adianta que já existem negociações com empresas tendo em vista a construção da casa em diversos locais do país. O preço final da habitação não ultrapassará os 100 mil euros.

0 comentários:

Enviar um comentário