sexta-feira, março 12

Felicidade sem consumo é possível

Fonte: Ciberia

Vanuatu, uma ilha situada no Pacífico sul com pouco mais de 200 mil habitantes é, segundo um relatório elaborado pela 'New Economics Foundation', o país mais feliz do mundo.
O novo ranking internacional sobre o impacto ambiental e bem estar revela conclusões surpreendentes, traçando um retrato diferente do habitual sobre questões como a saúde e a pobreza das nações.
As pessoas podem ter uma vida mais longa e feliz, sem gastarem necessariamente grandes quantidades dos recursos terrestres, sugere o estudo.
O "Happy Planet Index", uma lista que abrange 178 países, coloca no topo da tabela, como a nação mais feliz do planeta, Vanuatu, uma ilha do Pacífico Sul. Seguem-se a Colômbia e a Costa Rica, respectivamente.
A Grã-Bretanha, por seu turno, situa-se na 108ª posição e os EUA, muito pior, ocupando o 150º lugar.
Este 'ranking', baseado numa análise aos níveis de consumo de cada país, esperança de vida, felicidade e aspectos como o Produto Interno Bruto, foi realizado pelo New Economics Foundation (NEF), uma organização britânica.
O relatório, publicado em parceria com a organização 'Friends of the Earth' revela conclusões surpreendentes e cumpre um dos objectivos do estudo que, segundo Nic Marks (da NEF) era provar que o bem estar não se relaciona necessariamente com altos níveis de consumo.
Para o investigador, "é evidente que nenhuma nação pertencente à lista tem todos os aspectos positivos, mas o estudo revela padrões que mostram como poderemos atingir vida mais longa, melhor e mais feliz para todos, vivendo de acordo com as necessidades ambientais".

Consumo não nos tornou mais felizes
Países latino-americanos encabeçam a lista, situando-se nos dez primeiros lugares do index, enquanto nações africanas e da Europa ocidental ocupam as 10 últimas posições. Entre as maiores economias mundias, destacam-se a Alemanha, no 81º lugar, o Japão, em 95º e os EUA (150º). Portugal ocupa um lugar entre o meio e o fim da tabela. No fim da tabela encontramos o Zimbabwe, a Suazilândia e o Burundi.
Richard Layard, director do Programa para o Bem-estar do Centre for Economic Performance da London School of Economics, referiu que esta lista representa uma forma interessante de abordar o impacto ambiental causado pelo estilo de vida actual.
"Lembra-nos que não chega sermos felizes hoje, se estamos a comprometer as gerações futuras, através do aquecimento global", afirmou, acrescentando, em declarações à BBC que "durante os últimos 50 anos, o nível de vida no mundo ocidental cresceu imenso, mas não nos tornámos mais felizes".
"Isso mostra que não devemos sacrificar as relações humanas, que são a maior fonte de felicidade, em prol do crescimento económico", concluiu.

Esta fundação independente de pensadores pretende inspirar e demonstrar o bem-estar económico real. O objectivo é melhorar a qualidade de vida, propondo soluções inovadoras que desafiem o pensamento corrente sobre assuntos económicos, ambientais e sociais. Trabalham em parceria e colocam as pessoas e o planeta em primeiro lugar. A NEF foi fundada em 1986 pelos líderes de The Other Economic Summit (TOES, A Outra Cimeira Económica) que forçou temas como a dívida internacional a entrarem nas agendas das cimeiras do G7 e do G8. Combinam uma análise rigorosa e o debate político com soluções práticas no terreno, muitas vezes dirigidas e desenvolvidas com a ajuda das populações locais. Também criam novas formas de medir o progresso para um bem-estar crescente e para a sustentabilidade ambiental.

0 comentários:

Enviar um comentário