terça-feira, abril 13

Catorze segredos imperiais para a longevidade

Cortesia da ESMTC, que nos enviou este artigo.


Um sábio imperador chinês recomendava coisas triviais, como bater os dentes, para aumentar a longevidade.
O quarto imperador da dinastia Qing, de nome Qian Long, reinou de 1736 a 1796 d.C. (um total de 60 anos). Consta que viveu saudável pelo menos até atingir os 80 anos, o que para a época não era muito vulgar acontecer.
Segundo reza a história, este imperador deixou como legado e como razão para a sua vitalidade 14 exercícios ou posturas de vida que foram responsáveis pela sua longevidade:


  • levantar cedo, procurar um local com ar fresco, inalar profundamente e exalar o ar viciado;
  • ter atenção aos alimentos, fazendo uso das suas propriedades para manter o organismo saudável;
  • bater os dentes;
  • engolir a saliva;
  • massajar as orelhas;
  • friccionar o nariz;
  • girar os olhos;
  • flectir os pés;
  • estirar os membros;
  • contrair o períneo (espaço situado entre o ânus e os órgãos sexuais);
  • não falar enquanto se come;
  • não conversar enquanto se está deitado;
  • não beber em excesso;
  • moderar a actividade sexual.
A filosofia de vida chinesa conduz sempre o homem pelo caminho do meio. Pela harmonia do yin e do yang. Estes 14 conselhos não são mais que 14 formas de atingir o equilíbrio interno e externo do ser.
No primeiro "segredo" o facto de sair cedo da cama não implica nada de especial, com certeza que na época já toda a gente se levantava com o sol. O que é saudável não é levantar cedo, mas sim deitar cedo para permitir ao corpo tempo suficiente para se recuperar para o dia seguinte. Deve-se ter hábitos de vida regulares. Depois é dito para inalar profundamente e exalar. O qigong (chikung) é uma prática respiratória associada aos métodos de longevidade da cultura chinesa, e como tal deve ser praticado regularmente, para que a saúde se mantenha e a sua qualidade aumente.
Pode também encontrar dois conselhos, um relacionado com as plantas e a necessidade de as conhecer de forma a ser possível nutrir o corpo e aumentar a sua vitalidade; e o outro fazendo referência à qualidade dos alimentos e ao conhecimento das suas propriedades, como forma de manter um estado de equilíbrio. Ingerindo de forma correcta, na altura correcta e na quantidade correcta.
Do terceiro ao décimo "segredos" existe a referência à importância do exercício regular. Além do estirar dos membros é importante que se massage partes específicas do corpo, pois estão relacionadas com órgãos internos. Esta massagem vai actuar de forma reflexa regulando e estimulando as suas funções.
Do 11º ao 12º o imperador chama a atenção para só se fazer uma tarefa de cada vez. Quando se estiver a comer deve-se apenas comer e quando se estiver a dormir está-se apenas a dormir. Aqui há a preocupação de manter a atenção em apenas uma tarefa de cada vez.
As duas últimas falam sobre hábitos de vida. Não beber demasiado qualquer tipo de líquidos, para evitar situações de humidade e mucosidades no organismo. E moderação da actividade sexual, exercê-la de forma equilibrada tendo o cuidado de dar ao corpo tempo suficiente para recuperar do último acto sexual.
Mais do que simples fórmulas, os hábitos de vida sugeridos pelo Imperador Qian Long visam o equilíbrio do ser na sua totalidade. Uma leitura e uma prática mais aprofundada destes 14 segredos permitem mergulhar na maior parte da essência de toda a Medicina Tradicional Chinesa, no que diz respeito a regras e hábitos de vida para promoção e manutenção da saúde.

0 comentários:

Enviar um comentário