quinta-feira, maio 27

Precisamos de uma revolução na educação, não de evolução

Ken Robinson é um reconhecido líder internacional no desenvolvimento da criatividade, inovação e recursos humanos, tendo, ao longo da sua vida, colaborado com governos na Europa e na Ásia, com empresas listadas na Fortune 500 e algumas das organizações culturais mais influentes do mundo, como consultor na área da educação. Foi Director de Artes no Projecto Escolas, em Inglaterra. Em 2009 foi ainda nomeado Embaixador do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. 

No seu último livro, The Element, Ken Robinson afirma que o segredo de uma vida de sucesso individual na sociedade actual está em que cada um de nós encontre o seu Elemento, o ponto de encontro mágico entre a sua aptidão natural e a sua paixão pessoal. 
Esta não é a primeira palestra sua no TED. Do lado direito do blog podem visualizar a primeira, com o título "As escolas matam a criatividade?". Nesta segunda palestra, deste ano, Ken Robinson avança com a sua proposta para uma verdadeira revolução na educação, uma educação que seja orgânica e não industrializada e que permita que cada ser humano seja educado num ambiente onde possa desenvolver os seus talentos. 
Al Gore falou sobre ecologia, uma noite destas, e sobre a revolução que foi iniciada por Rachel Carson. Eu acredito que a nossa única esperança para o futuro é adoptar uma nova concepção de ecologia humana, na qual comecemos a reconstituir a nossa concepção das riquezas da capacidade humana. O nosso sistema educacional tem usado as nossas mentes da mesma forma que usamos a Terra, em busca de certas matérias-primas e, no futuro, isso de nada nos servirá. Temos de repensar os princípios fundamentais nos quais baseamos a educação das nossas crianças. Há uma citação maravihosa de Jonas Salk, que diz: "Se todos os insectos desaparecessem da Terra, dentro de cinquenta anos toda a vida no planeta desapareceria. Se todos os seres humanos desaparecessem da Terra, em cinquenta anos todas as formas de vida floresceriam." E ele está certo. O que a TED celebra é o dom da imaginação humana. Temos de ter muito cuidado para usar esse dom com sabedoria (...). E a única forma de fazermos isso é encarar as nossas capacidades criativas como  a riqueza que representam, e encarar as nossas crianças como a esperança que representam. E a nossa tarefa é educá-las em todo o seu ser, para que elas possam enfrentar esse futuro... A propósito, podemos não ver esse futuro, mas elas verão. E o nosso trabalho é ajudá-las a tirar algo de bom dele." Ken Robinson


0 comentários:

Enviar um comentário