quarta-feira, novembro 17

Já não será altura de questionar o paradigma actual da Educação?

Read more...

quinta-feira, julho 15

Portugal votará contra introdução de arroz transgénico na UE

Finalmente uma boa notícia sobre esta matéria: Portugal votará contra a introdução de arroz transgénico na União Europeia.
A notícia pode ser lida aqui.

Read more...

terça-feira, julho 6

O Conceito e a Denuncia do Abuso Obstétrico

O projecto "Mal Me Quer" trabalha no sentido de divulgar o conceito do abuso obstétrico e de possibilitar a sua denúncia por parte das mulheres que se sentiram desrespeitadas e mal queridas no momento tão delicado que é o momento do parto.

A finalidade última desta acção, inclui a promoção de boas práticas no atendimento da mulher grávida e em trabalho de parto e a humanização do nascimento como realidade comum a todas as mulheres, no Portugal do Futuro.

Para conhecer melhor o conceito e o projecto, assim como para colaborar e denunciar, acedam o link:

http://www.malmequer.org/

.

Read more...

domingo, junho 27

Edgar Morin: Os sete saberes necessários à educação do futuro


Os sete saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, na minha opinião, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos.

Read more...

sábado, junho 26

David Garrett: o virtuoso do violino


Toca tudo, desde o rock aos clássicos. Bateu o record de velocidade a tocar violino, em 2008, tocando treze notas por segundo. Lançou o seu primeiro disco em 2007, com o título Free.

Read more...

sexta-feira, junho 25

Contraluz

Read more...

terça-feira, junho 15

Debate público com o Dr. Fernando Nobre sobre ecologia, direitos dos animais, consumo de carne e fome no mundo



O Dr. Fernando Nobre, enquanto candidato à Presidência da República, exporá as suas posições sobre a questão ecológica, os direitos dos animais, o consumo de carne e a fome no mundo, num debate público que terá lugar no dia 24 de Junho, 5ª feira, às 18.30, no Anfiteatro IV da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

O moderador será Paulo Borges e a organização é da revista Cultura ENTRE Culturas, com o apoio do Movimento Outro Portugal (Manifesto Refundar Portugal) e do Partido Pelos Animais. Serão dirigidos convites aos demais candidatos para debater as mesmas questões.

A revista Cultura ENTRE Culturas agradece ao Dr. Fernando Nobre haver aceitado o convite para debater publicamente estas questões, de crucial importância no momento actual.

A revista, dedicada ao diálogo intercultural e ao despertar da consciência cívica para as grandes questões mundiais, estará à venda no evento.

Read more...

sexta-feira, junho 11

"[…] em política não há adversários: há colaboradores com outra opinião"

- Agostinho da Silva, “Bárbaros à Porta”, As Aproximações [1960], in Textos e Ensaios Filosóficos II, p. 65.

Read more...

quinta-feira, maio 27

Precisamos de uma revolução na educação, não de evolução

Ken Robinson é um reconhecido líder internacional no desenvolvimento da criatividade, inovação e recursos humanos, tendo, ao longo da sua vida, colaborado com governos na Europa e na Ásia, com empresas listadas na Fortune 500 e algumas das organizações culturais mais influentes do mundo, como consultor na área da educação. Foi Director de Artes no Projecto Escolas, em Inglaterra. Em 2009 foi ainda nomeado Embaixador do Ano Europeu da Criatividade e Inovação. 

Read more...

Implicações do Corte Precoce do Cordão Umbilical


Nos últimos anos temos vindo a observar uma intensa campanha publicitária a pais que esperam bebés, por parte de empresas particulares, no sentido de preservarem as células estaminais do bebé que irá nascer através da criopreservação.


No passado dia 24 de Maio, foi publicado no Science Daily um estudo que aponta justamente para a existência de grandes benefícios para o bebé recém-nascido, quando o cordão umbilical é cortado mais tardiamente ou mesmo quando terminou completamente de pulsar, o que é contra-indicado quando o objectivo é a criopreservação das células estaminais.

Read more...

segunda-feira, maio 17

Pablo voltou a andar com hormonas de crescimento

Contra todas as previsões dos clínicos, um jovem espanhol recuperou a 100% de um acidente de automóvel. Foi o próprio pai, médico e investigador, quem decidiu aplicar-lhe um método pioneiro que utiliza hormonas de crescimento na regeneração de lesões. Os médicos portugueses dividem-se sobre este novo tratamento: para uns é uma esperança para doenças neurológicas; para outros levanta ainda muitas dúvidas éticas e de segurança.
Uma clínica espanhola, em Santiago de Compostela, promete resultados surpreendentes na cura de doenças cerebrais e de deficiências motoras, com a aplicação de hormonas de crescimento. Os benefícios destas substâncias produzidas naturalmente na hipófise (glândula situada na base do cérebro) são reconhecidos por exemplo para aumentar a altura em pessoas com problemas de crescimento (ver texto ao lado). Mas, na regeneração dos neurónios, este programa é pioneiro.

Read more...

Meninos-Prodígio

Trajectória-relâmpago
Ricardo, Renan e Alex (da esq. para a dir.): directamente da escola para o mestrado


A biografia dos estudantes que aparecem na foto acima contém um facto raríssimo que os faz destoar completamente da média: eles alcançaram o feito de saltar do ensino médio directamente para a pós-graduação em matemática – sem nunca terem pisado numa faculdade. O grupo pertence ao Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, um dos melhores centros de pesquisa do mundo na área, de acordo com os rankings internacionais.

Read more...

quinta-feira, maio 13

Cultura ENTRE Culturas e Uma Visão Armilar do Mundo na Casa Bocage, Setúbal, Sábado, 15, 21 h



Car@s amig@s ,

Gostaria de os convidar para participar na Noite dos Museus na Casa Bocage, já no próximo Sábado, 15 de Maio, às 21h00.
Para comemorar a Noite dos Museus, cujo tema deste ano é a «Harmonia Social», organizámos uma programação que dá ênfase à multiculturalidade e ao diálogo entre culturas:

Visitas acompanhadas aos espaços museológicos (Exposição «As Sete Musas de Bocage», Centro de Documentação Bocagiano e Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro);

Apresentação da exposição de desenho e escultura «Conexões», por Rui Oliveira Lopes, com a presença do autor, João Lino;


Read more...

terça-feira, maio 11

Eckhart Tolle: O anel perdido

Fonte: Contadores d'Estórias

Quando comecei a exercer a profissão de conselheiro e professor espiritual, visitava duas vezes por semana uma senhora que tinha um cancro, que estava já disseminado por todo o corpo. Ela era professora, tinha cerca de quarenta e cinco anos e os médicos não lhe tinham vaticinado mais do que alguns meses de vida. Por vezes, trocávamos algumas palavras durante as visitas, mas a maior parte do tempo ficávamos sentados em silêncio e, à medida que as sessões foram decorrendo, ela teve os seus primeiros vislumbres da paz que se encontrava dentro de si, cuja existência desconhecia na sua atribulada vida de professora.

Contudo, um dia encontrei-a num estado de grande aflição e irritação. «O que é que aconteceu?», perguntei-lhe eu. O seu anel de diamantes, com um valor monetário e sentimental bastante elevado, havia desaparecido, e ela tinha a certeza de que fora roubado pela mulher que vinha cuidar dela todos os dias durante algumas horas.

Read more...

sábado, maio 8

A criança, o jogo e a abolição do tempo


"Aquilo que distingue realmente uma criança de todo o resto que é vivo no Universo é a capacidade enorme de sua absorção no jogo. A capacidade enorme de imaginar que as coisas efectivamente estão surgindo como ao toque mágico de uma vara de fada e fazer que perante isso o tempo não exista. O milagre que uma criança faz quotidianamente no mundo é aquele milagre de conseguir que o tempo desapareça de sua vida na realidade. Aquela historieta que se conta do monge da Idade Média que esteve trezentos anos ouvindo um rouxinol cantar e teve por aí a ideia do que deve ser a eternidade, esse milagre de monge medieval é repetido realmente pela criança todos os dias quando brinca. Tempo para ela desaparece, e é o adulto que vem impor-lhe normas de tempo; o adulto existe no mundo da criança para interromper a cada momento a história do monge e do rouxinol"

– Agostinho da Silva, "Baden Powell, Pedagogia e Personalidade" [1961], in Textos Pedagógicos II, p.24.

Read more...

quarta-feira, maio 5

Programação de Maio da ESMTC, com novas apresentações da Cultura ENTRE Culturas e de Uma Visão Armilar do Mundo no dia 11

Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa*
PLATAFORMA DE ACTIVIDADES ABERTAS AO PÚBLICO
ESMTC | ACTIVIDADES ABERTAS
2010




MAIO
PROGRAMAÇÃO
resumo

FORMAÇÃO | SAÚDE E LONGEVIDADE | ARTE, CULTURA E FILOSOFIA
cursos, seminários, formações, oficinas, aulas, palestras, apresentações, performances, espectáculos, concertos, feiras

Read more...

segunda-feira, abril 26

Lançamento do número 1 da revista Cultura ENTRE Culturas e de Uma Visão Armilar do Mundo - 3ª, 27, Largo do Alecrim, 70




























Car@s Amig@s

Convido-vos para o lançamento do número 1 da revista Cultura ENTRE Culturas, por Frei Bento Domingues e Miguel Real, em conjunto com a apresentação do meu último livro Uma Visão Armilar do Mundo, por Paulo Teixeira Pinto. O Dr. Fernando Nobre associa-se ao evento, falando sobre o diálogo intercultural.

Read more...

sexta-feira, abril 23

A sede de amor

Fonte: Caderno de Sociologia

Em The Normal Chaos of Love (1995), Ulrich e Elisabeth Beck-Gernsheim examinam a natureza tumultuosa das relações pessoais, os casamentos e padrões de família num mundo em rápida mudança. Os autores argumentam que as tradições, regras e linhas de orientação que governam as relações pessoais já não se aplicam, e que os indivíduos são actualmente confrontados com uma série interminável de escolhas, que fazem parte do processo de construção, ajustamento e melhoramento, ou dissolução, das uniões que formam com os outros. O facto dos casamentos serem actualmente uniões voluntárias e não relacionamentos que obedecem a motivos económicos ou que são impostos pela família, acarreta tanto novas liberdades como novos constrangimentos, exigindo um grande empenho em termos de esforço e dedicação.
Para esses autores a nossa época está repleta de interesses conflituosos entre a família, o trabalho, o amor e a liberdade para prosseguir objectivos individuais. A colisão é sentida de uma forma mais incisiva nas relações pessoais, particularmente quando existem duas “biografias de mercado de trabalho” em vez de uma.

Read more...

Uma nova definição da Humanidade

Fonte: Discover


‘O que é que, exactamente, nos distingue das outras espécies?‘
É assim que começa um artigo recente do Professor Michael Webber, da Universidade do Texas, que oferece uma visão interessante sobre um assunto que há muito tempo vem a ser debatido. Ele sugere que aquilo que nos define como humanos é a forma como manipulamos a energia:
Defendo que aquilo que realmente separa os humanos de todas as outras espécies é que somos os únicos a manipular a energia.

Read more...

terça-feira, abril 20

Os animais nossos amigos: reflexões (im)pertinentes! (por Vitor Pomar)


As reflexões que hoje deixo aqui são de um amigo e companheiro espiritual - Vitor Pomar (ver foto).
Vale a pena ler e refletir.

Nota: A grafia do texto, em consonância com o Acordo Ortográfico de 1990, foi alterada por mim.
------------------
Continuo a achar que a base e fundamento do humanismo, a plataforma onde podemos convidar todos os seres a participar e encontrar seu lugar, está no que eu chamo de egoísmo positivo: todos temos vantagem no bem estar e realização de todos e de cada um. Essa é certamente a maior riqueza que podemos almejar. Somos o universo inteiro (desde o big bang e/ou infinita sucessão deles) do qual não nos distinguimos senão por limitada compreensão. Melhor ainda, somos a consciência não dual do universo.

Read more...

segunda-feira, abril 19

Afinal, o mito dos super-poderes dos super-heróis e dos super-vilões, tem a sua razão de ser

A eterna luta entre o bem e o mal. A escolha diária, nas pequenas coisas, de cada um de nós. Ou simplesmente não escolher.


A moralidade controla a resistência física, sugerem psicólogos.

O comportamento moral pode aumentar a nossa força de vontade e resistência física, de acordo com um novo estudo da Universidade de Harvard.
Os participantes neste novo estudo que praticaram boas acções - ou que simplesmente se imaginaram a ajudar outros - conseguiram desempenhar melhor uma tarefa de resistência física. A pesquisa mostra um resultado similar ou ainda mais marcado após acções vis.
Os resultados deste estudo foram publicados na Social Psychological and Personality Science.
"Quer seja um santo ou perverso, parece existir um poder nos eventos morais," diz Kurt Gray, um estudante doutorado em Psicologia em Harvard. "As pessoas pensam muitas vezes naqueles que fazem um grande bem ou um grande mal e pensam, 'Eu nunca conseguiria fazer aquilo' ou então 'Não teria a força para fazer tal coisa'. Mas este estudo sugere, de facto, que a força física pode ser um efeito e não uma causa dos actos morais."

Read more...

Férias dos portugueses na Europa vão ser subsidiadas

Fonte: Sol

Ser turista vai passar a ser um direito de todos os europeus. A Comissão Europeia decidiu que vai atribuir um subsídio a idosos, jovens, famílias com dificuldades financeiras e pessoas com deficiência, avança a edição do i desta segunda-feira.
Idosos com mais de 65 anos, jovens entre os 18 e os 25, famílias com dificuldades financeiras e portadores de deficiência vão beneficiar de um subsídio que pode ascender aos 30% das despesas totais de uma viagem de férias.
Segundo o i, a proposta estará em prática em 2013 e conta já com o apoio do executivo português. Em declarações ao jornal, o secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, explica que o Governo apoia esta ideia «porque constitui uma medida que permite democratizar o acesso a férias e combater a sazonalidade do turismo».
Ainda não é conhecida a forma de execução e financiamento, assim como o impacto orçamental deste programa.

Fotografia: Stephen Simpson

Read more...

domingo, abril 18

"Será [...] mais grave casar-se do que entrar no eléctrico?"

"Acha você que temos de estabelecer distinções entre os momentos graves e os não graves da vida? Será, por exemplo, mais grave casar-se do que entrar no eléctrico? […] Todos os nossos actos podem ser igualmente graves e só porque são actos: tudo é consequência de tudo, nenhum elemento se perde nesta máquina do mundo; ...tudo o que façamos se reflecte no que vem, é já mesmo o que vem. Como havemos de dizer que tal acção é grave, séria, que outra o não é?"

- Agostinho da Silva, Sete Cartas a um Jovem Filósofo [1945], in Textos e Ensaios Filosóficos I, p. 243.

Read more...

sexta-feira, abril 16

Serge Latouche, porta-voz da filosofia do decrescimento

Poucas pessoas gostam de ouvir falar em decrescimento ou diminuição do consumo, pois associam-nos a uma diminuição dos prazeres. Não obstante um número cada vez maior de pessoas infelizes e insatisfeitas na nossa sociedade, ainda acreditamos, porque é isso que nos é dito diariamente, que se não consumirmos o bastante, muito e mais ainda, nada somos. O Outro já ouviu comentários como: "Estou-me perfeitamente a borrifar para o que vai acontecer ao planeta ou às gerações futuras, pois não estarei cá para ver." Também existe disto, sim, e não é tão raro como alguns de nós, mais ingénuos, possamos pensar. No entanto, aqueles entre nós, e somos muitos, que se preocupam sim, talvez possam reflectir um pouco sobre o que tem a dizer sobre isto Serge Latouche, um economista e filósofo francês, com a sua filosofia do decrescimento. Segundo Latouche, é preciso descolonizar nosso imaginário. Em especial, desistir do imaginário económico (...) Redescobrir que a verdadeira riqueza consiste no pleno desenvolvimento das relações sociais de convívio em um mundo são, e que esse objetivo pode ser alcançado com serenidade, na frugalidade, na sobriedade, até mesmo em uma certa austeridade no consumo material, ou seja, aquilo que alguns preconizaram sob o slogan gandhiano ou tolstoísta de "simplicidade voluntária".

Por: Esther Mira

Read more...

quinta-feira, abril 15

A beleza do gelo e do fogo na Islândia

O vulcão que fez parar os aviões. Às vezes, é mesmo bom parar e apreciar estas imagens, só pela sua imensa beleza e grandiosidade.

Read more...

Mantenha a mente tranquila e liberte-se da avidez: seis preceitos de higiene psicológica

Mais uma contribuição da ESMTC.

Mantenha a mente tranquila e liberte-se da avidez: Seis preceitos de higiene psicológica

Cultivo da mente
O cultivo da mente é uma parte importante na preservação da saúde segundo a teoria da Medicina Tradicional Chinesa. Esta considera que os estados perturbados da mente são responsáveis por um grande número de doenças, uma vez que facilmente alteram o funcionamento normal da energia corporal (Qi) responsável pela dinamização e controlo dos órgãos fisiológicos.
O cultivo da mente visa a manutenção da saúde física e psicológica, bem como o prolongamento da vida, através do controlo do espírito, da consciência e do pensamento: devemos conservar uma mente tranquila e regular cuidadosamente as actividades emocionais.

Read more...

Mas quem pode resistir a um livro destes?

Read more...

Europa/Renováveis: a 'fatia de leão' da factura energética em 2050

Por: Margarida Vaqueiro Lopes
Fonte: Económico

Dados da Fundação Europeia para o Clima (ECF) mostram que é tecnicamente viável que em 2050 a Europa possa satisfazer a maior parte das necessidades energéticas através de energias renováveis.
Esta é provavelmente a única forma de conseguir reduzir os níveis de poluição em 80%, pelo menos, até 2050. Um estudo feito pela ECF dá conta de que "é tecnicamente possível e não sai caro. Os preços serão praticamente os mesmos que actualmente", assegurou a secretária de Estado para as Alterações Climáticas do Governo Espanhol, Teresa Ribera, citada pelo site ‘Cinco Dias'.

Read more...

terça-feira, abril 13

Um poema para o Dia do Beijo

Pois é, hoje é Dia do Beijo. Pelo menos no Twitter. Não se fala de outra coisa. O Outro espera que não seja por o Beijo estar em vias de extinção ou ameaçado de alguma coisa... De qualquer forma, não podemos deixar passar esta data em branco. E seleccionámos o poema "O Beijo", de Jorge de Sena, para partilhar convosco, acompanhado por um quadro de uma das nossas pintoras preferidas, Cecily Brown.

O Beijo

Um beijo em lábios é que se demora
e tremem no abrir-se a dentes línguas
tão penetrantes quanto línguas podem.
Mais beijo é mais. É boca aberta hiante
para de encher-se ao que se mova nela.
É dentes se apertando delicados.
É língua que na boca se agitando
irá de um corpo inteiro descobrir o gosto
e sobretudo o que se oculta em sombras
e nos recantos em cabelos vive.
É beijo tudo o que de lábios seja
quanto de lábios se deseja.


Jorge de Sena

Read more...

Catorze segredos imperiais para a longevidade

Cortesia da ESMTC, que nos enviou este artigo.


Um sábio imperador chinês recomendava coisas triviais, como bater os dentes, para aumentar a longevidade.
O quarto imperador da dinastia Qing, de nome Qian Long, reinou de 1736 a 1796 d.C. (um total de 60 anos). Consta que viveu saudável pelo menos até atingir os 80 anos, o que para a época não era muito vulgar acontecer.
Segundo reza a história, este imperador deixou como legado e como razão para a sua vitalidade 14 exercícios ou posturas de vida que foram responsáveis pela sua longevidade:

Read more...

O verdadeiro preço do petróleo em 104 minutos

Fonte: Ciência Hoje

Exibição pública de «Crude», pela primeira vez em Portugal.

(Foto de Juan Diego Pérez)

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR), em conjunto com a Universidade do Algarve (UAlg) EcoSessions e a Amazon Watch, promove no próximo dia 20 de Abril, a exibição pública do filme «Crude: the real price of oil» («Crude: O verdadeiro preço do petróleo», de 2009), no Anfiteatro Teresa Gamito da UAlg, às 11h. 

Read more...

Imagens que mudaram o mundo

Read more...

Feliz aniversário, Hubble

Fonte: Physics Today

Nas duas décadas desde que foi lançado, o Telescópio Espacial Hubble transformou o modo como vemos e compreendemos o nosso universo.
Para assinalar o vigésimo aniversário do Hubble, cientistas da NASA seleccionaram as imagens mais dramáticas e importantes cientificamente tiradas pelo telescópio.

Links relacionados:
Up close and phenomenal - o telescópio Hubble em The Observer
Imagens que marcam os 20 anos do Hubble no Daily Telegraph

Read more...

domingo, abril 11

Manoel de Barros: a poética da reinvenção


O motivo central dessa edição é uma investigação acerca de determinados recursos estilísticos e explorações semânticas que se comportam como elementos recorrentes na escritura do poeta Manuel de Barros, (natural de Corumbá, Mato Grosso - 1916) cuja projeção nacional se deu a partir dos anos 1980, mas que, de há muito, já vinha chamando a atenção dos críticos e dos analistas acadêmicos, especialmente por conta de uma dicção própria, concentrada, de modo mais intenso, na captação das coisas simples do dia-a-dia, mesmo que estas nem sempre comportem a atmosfera do que a tradição acostumou-se a identificar como inerente ao material poético.
Carlos Augusto Viana, Editor

O trabalho de Manoel de Barros, trata-se, portanto, de uma poesia intrigante, desafiadora e, sobretudo, inaugural. Seus livros já antecipam a estranheza poética nos próprios títulos, tais como: ´Poemas concebidos sem pecados´ (1937), ´Face imóvel´ (1942), ´Compêndio para uso dos pássaros´ (1961), ´Gramática explosiva do chão´ (1969), ´Arranjos para assobio´ (1983), ´livro de pré-coisas´ (1986), ´O guardador de águas´ (1989), ´O livro das ignorãças´ (1993), ´Livro sobre o nada´; (1996), ´Retrato do artista quando coisa´ (1998), dentre outros. Percorrermos, assim, um dos múltiplos caminhos desse poeta lavrador que colhe do chão as palavras.

Read more...

sexta-feira, abril 9

Século XXI: Que educação? Que escola?



A ciência moderna impregnou-se nos sistemas de ensino construindo mundividências materialistas, segmentadas, e reificadas de uma realidade, supostamente, distante e independente do observador que a estuda. Estas perspectivas, tendo por base as ópticas empiro-positivistas de Comte e Bacon e o racionalismo cartesiano, pressupõem a possibilidade de conhecer o mundo natural e têm por propósito o seu controlo e domínio. Em oposição a esta perspectiva, no século XX, pela mão de, entre outros, Kuhn e Feyerabend surgem as epistemologias de índole construtivista. Assim, na perspectiva ecocêntrica da ciência, esta assume o propósito compreender o mundo para (re)construir sociedades que adoptem os processos cíclicos do mundo natural em detrimento dos processos lineares, com baixos rendimentos, geradores de fortes assimetrias sociais e produtores de grandes quantidades de resíduos, característicos da antropocêntrica ciência moderna.

Read more...

quinta-feira, abril 8

Cursos Livres na Associação Agostinho da Silva

Caros Amigos, começa já na próxima 2ª feira, dia 12, um Curso de Introdução ao Pensamento de Agostinho da Silva, dado por vários membros da Direcção da Associação Agostinho da Silva e investigadores da sua obra. No dia 21 começa outro curso, dado por mim, Uma Visão Armilar do Mundo: a vocação universal de Portugal em Camões, Vieira, Pascoaes, Pessoa e Agostinho da Silva, baseado no livro com o mesmo título, que acabo de publicar.
Sempre ao fim da tarde, na Rua do Jasmim, 11, ao Princípe Real, em Lisboa.
Caso queiram participar convém fazerem desde já a inscrição. Podem obter todas as informações na página da AAS: www.agostinhodasilva.pt

Saudações agostinianas

Paulo Borges

Read more...

terça-feira, abril 6

Curso de Introdução às Grandes Religiões (entrada livre)

Programa

7 de Abril - Hinduismo
Saroj Parshotam

14 de Abril - Budismo
Paulo Borges

28 de Abril - Judaismo
Alan Hyat

5 de Maio - Cristianismo
Fr. Bento Domingues

12 de Maio - Islamismo
Sheik David Munir

19 de Maio - Fé Bahá’i
Ivone Félix Correia

Das 18,30 às 20,00h

Contactos: Manuel Lancastre: 91.450.5775 / luisa.lancastre@gmail.com

Centro Nacional de Cultura

Rua António Maria Cardoso, 68, ao Chiado (Lisboa)

ENTRADA LIVRE
...

O diálogo entre culturas e religiões é reconhecidamente um dos grandes desafios do mundo actual e das nossas sociedades multiculturais e multi-religiosas, dependendo dele que a globalização económica e tecnocientífica se acompanhe da promoção de uma cultura da compreensão, da paz e da fraternidade à escala planetária.

Read more...

segunda-feira, abril 5

Marc Bekoff e o Manifesto Animal

Fonte: Árvore Bodhi

Um novo livro de Marc Bekoff, Professor Emérito de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade do Colorado, membro da Animal Behavior Society e da Fundação Guggenheim apresenta seis justificativas convincentes para mudar a forma como nós tratamos os animais de todas as espécies.
Bekoff apresenta histórias e fatos extraídos de uma vasta gama de fontes. Sem se tornar piegas, Bekoff exorta o leitor no sentido de não apenas refletir mais na forma como tratamos os animais, mas que a reflexão se reflita em ação, como cortar o consumo de carne (ou considerar o consumo proveniente de fazendas não-industriais, onde houver essa disponibilidade ) e técnicas de “gestão” de vida selvagem.
Voltando-se não só para a forma como pensamos os animais, mas também como nós não pensamos os animais e nosso impacto sobre eles no nosso dia-a-dia, o Manifesto Animal é uma leitura provocante e atraente. Altamente recomendado tanto como uma introdução à filosofia Bekoff como uma forma de aproximação com nossos parentes animais ou como uma continuação de seus trabalhos anteriores, O Manifesto Animal não vai decepcionar e vai certamente esclarecer.
O livro ainda não está disponivel em português. Em Portugal foi traduzido outro livro seu “A vida Emocional dos Animais”.

Read more...

Traga a poesia para a sua vida

Jacques de Coulon, pedagogo suíço, diz que a poesia salva. Os gestores Costa e Silva e Vítor Bento afiançam que liberta .

Por Ana Soromenho (www.expresso.pt, fonte Expresso e fonte Facebook)

Escrevia Juan Gelman, o grande poeta argentino, Prémio Cervantes 2007: "Aí está a poesia. De pé contra a morte", porque a poesia salva. Já Carlos Drummond de Andrade, o brasileiro modernista que muito prosou sobre o amor, gostava de afirmar que o seu "divã" era a poesia. Porque a "poesia cura", e agora quem o diz é Jacques de Coulon, filósofo e pedagogo suíço, que lançou os livros "Soyez Poéte de Votre Vie" e "Exercices Pratiques de Poésie-Thérapie" e a quem a revista francesa "Psychologies" dedica um extenso artigo.
Coulon, que recentemente passou por Lisboa para falar sobre a importância da poesia no nosso quotidiano, revela que a magia das palavras pode ter um efeito terapêutico e servir-nos como um veículo prodigioso para entrarmos em contacto com o centro do nosso ser.

Read more...

domingo, abril 4

Hans Jonas e a Ética da Responsabilidade

Por: José Eduardo de Siqueira, fonte

[...] O Princípio da Responsabilidade de Jonas é uma avaliação extremamente crítica da ciência moderna e de seu braço armado, a tecnologia. Mostra o filósofo a necessidade do ser humano de agir com parcimônia e humildade diante do extremo poder transformador da tecnociência. Palavras-chave: bioética; ética; responsabilidade; tecnologia; tecnociência. "O desafio da futura bioética é que possuimos mais do que nunca conhecimento científico e capacidade tecnológica e não temos, entretanto, o menor sentido de como utilizar esse conhecimento e a tecnologia, sendo que a crise de nossa era é que adquirimos um poder inesperado e devemos usá-lo no caos de um mundo pós-tradicional, pós-cristão e pós-moderno." (H.T. Engelhardt).

Read more...

quinta-feira, abril 1

Viajar

Uma reflexão de José Artur Matos.

Os verdadeiros viajantes são aqueles que partem por partir
Charles Baudelaire 

Canção da errância
Eu sou o irregular o vagabundo o erradio
eu sou da errância e da distância e da errática
e proibida margem de outro rio.
Haverá sempre em mim a linha matemática
e a gramática secreta do Padre António Vieira.
A minha terra é sempre em terra estranha
quem me quiser procure na fronteira
eu sou de algures entre o azul e a Espanha. 
Manuel Alegre in “Alentejo e Ninguém"

Do meio caminho entre um poema de Manuel Alegre e uma recente viagem à Alemanha surgiu a necessidade de esboçar uma breve reflexão sobre o que é isto de viajar.

Read more...

quarta-feira, março 31

Na Páscoa escolha um ovo de chocolate negro

Esta talvez seja a melhor notícia do dia... pelo menos para os amantes do chocolate.

Fonte: Ciência Hoje

Estudo prova que consumir chocolate diminui o risco de problemas cardiovasculares.
São muitas as tradições relacionadas com a Semana Santa − entregar os ramos aos padrinhos, comer o folar ou beijar a cruz de Cristo. Algumas podem já estar ultrapassadas nas grandes cidades mas na Páscoa não podem faltar as amêndoas e os ovos, que além de cumprirem a tradição, também podem ajudar a sua saúde.
Segundo um estudo, a ingestão de pequenas quantidades de chocolate (de preferência negro) está relacionada com uma tensão arterial mais baixa e com menos risco de enfartes.

Read more...

Chogyam Trungpa Rinpoche e o Agora

No dia em que sai um estudo que parece indicar que a manipulação do cérebro pode afectar os julgamentos morais (a notícia mais perigosa de todas, pensa o Outro), em que cientistas de Harvard sonham tornar os oceanos prateados para arrefecer o planeta (um mar prateado e cheio de bolhinhas até que não era feio) e em que o Grande Colisador de Hadrões finalmente arranca para “descobrir a essência de toda a procura” (de uma certa procura, diria o Outro), o Outro sentou-se a ler as sábias palavras de um mestre budista tibetano e, no final, pensou: Ser Humano é tudo isto.

"A espiritualidade é um termo específico que na realidade significa lidar com a intuição. Na tradição teísta há uma certa noção de apego a uma palavra. Um certo acto é considerado como não aceitável para um princípio divino. Um certo ato é considerado aceitável para o divino. Na tradição do não-teísmo, no entanto, é bastante directo que as histórias de casos não são particularmente importantes. O que é realmente importante é o aqui e o agora. O agora é definitivamente agora. Nós tentamos experimentar o que está disponível ali, no momento. Não faz sentido pensar que existe um passado que poderíamos ter agora. Isto é agora. Este precioso momento.

Read more...

terça-feira, março 30

Portugal poderá candidatar-se a país convidado da Feira do Livro Infantil de Bolonha

Fonte: Público

A directora-geral do Livro e das Bibliotecas, Fabíola Afonso, pondera apresentar uma candidatura de Portugal a país convidado da Feira do Livro Infantil de Bolonha, como forma de divulgar a literatura portuguesa no exterior.
“Não tenho a mínima dúvida da grande capacidade que Portugal tem para ser seleccionado como país tema”, disse Fabíola Afonso à agência Lusa durante a feira do livro infantil de Bolonha, que terminou sexta-feira em Itália.

Read more...

sábado, março 27

Dia Mundial do Teatro

Um texto de Augusto Boal, publicado pelo Miguel Félix.

Somos todos actores.
Todas as sociedades humanas são espectaculares no seu quotidiano, e produzem espectáculos em momentos especiais. São espectaculares como forma de organização social, e produzem espectáculos como este que vocês vieram ver.
Mesmo quando inconscientes, as relações humanas são estruturadas em forma teatral: o uso do espaço, a linguagem do corpo, a escolha das palavras e a modulação das vozes, o confronto de ideias e paixões, tudo que fazemos no palco fazemos sempre em nossas vidas: nós somos teatro!
Não só casamentos e funerais são espectáculos, mas também os rituais quotidianos que, por sua familiaridade, não nos chegam à consciência. Não só pompas, mas também o café da manhã e os bons-dias, tímidos namoros e grandes conflitos passionais, uma sessão do Senado ou uma reunião diplomática – tudo é teatro.

Read more...

Sete árvores para cada ser humano

Para que um ser humano consiga respirar, são necessárias sete árvores. Cada ser humano é responsável por sete árvores. Um casal é responsável por catorze árvores e cada um dos seus filhos por mais sete árvores. Se não vive junto de árvore alguma, junte-se a uma qualquer campanha com o seu parceiro e filhos e plantem sete árvores por cada membro da família. Ser humano é precisar de sete árvores para respirar. Isso não lhe diz nada?

Fotografia: Sami Sarkis

Read more...

sexta-feira, março 26

Os direitos das crianças, por Pedro Strecht

“Se se fizerem duas simples perguntas a um membro dessa geração: ‘como quer que seja o mundo daqui a cinquenta anos?’ e ‘o que quer que seja sua vida daqui a cinco anos?’, as respostas serão quase sempre precedidas por: ‘desde que ainda haja um mundo’ e ‘desde que eu ainda esteja vivo’. Nas palavras de George Wald, ‘aquilo com que nos defrontamos é uma geração que de forma alguma está segura de ter um futuro’. Pois o futuro, segundo Spender, é como uma bomba-relógio enterrada, cujo tique-taque soa no presente. À frequente questão: ‘quem são eles, esta nova geração?’, pode-se estar tentado a responder: ‘aqueles que ouvem o tique-taque” (ARENDT, 1969, p. 22) 


O texto que se segue é de Pedro Strecht, pedo-psiquiatra, do livro Crescer Vazio, 3.ª edição, 1998. O Outro acrescentaria ao texto que "Todas as crianças têm o direito de acreditar que existe um futuro." O Outro acredita ainda que, se estes direitos fossem respeitados, não haveria violência nas escolas.

Read more...

quinta-feira, março 25

Um psiquiatra fala sobre a depressão e a tristeza

O Dr. Luís Ferreira é psiquiatra e director de Serviço do Hospital Magalhães Lemos. Este artigo dele, no site Médicos de Portugal, surpreende. Trata-se de um psiquiatra, mas de um que, obviamente, vê o ser humano por inteiro e aborda estes temas com essa visão, uma visão do Outro. É com prazer que partilhamos com os leitores esta visão sensível, na nossa procura do bem-estar de corpo e alma e do melhor que existe no Ser Humano.


Toda a gente se sente triste de vez em quando. Há pessoas que se sentem tristes muitas vezes e outras que são tristes de si - de maneira de ser.
Clinicamente fala-se de depressão quando o humor está muito abatido (a tristeza é profunda) ou há ane-donia (incapacidade para o prazer) e quando tudo isso, estando presentes outros sintomas, leva a marcado sofrimento e a limitações do funcionamento social ou da sobrevivência.
Como se imagina, as fronteiras entre tristeza ou infelicidade normal, estados de humor deprimido ligeiro (por vezes reactivo a problemas) e depressão grave são frequentemente difíceis de definir. No entanto, a diferença entre estes estados é enorme.
A depressão, que nem sempre é evidente mesmo quando grave, pode ser devastadora nas suas consequências e não raramente acaba no suicídio. Deve, por isso, ser activamente procurada pelos clínicos e tratada com todos os cuidados e recursos.

Read more...

Mia Couto: futuro do Português depende da afirmação dos países lusófonos na cena mundial

Por André Campos, Agência Lusa
Fonte: Público

O escritor moçambicano Mia Couto considera que o futuro da língua portuguesa depende mais da afirmação dos países lusófonos na cena mundial, nos mais diversos domínios, do que da “grande bandeira”, muito agitada, do número de falantes.
Numa entrevista à Lusa, à margem de um colóquio internacional sobre a sua obra realizado em Antuérpia, Bélgica, um dos grandes nomes da literatura lusófona defende que o peso da língua portuguesa no mundo dependerá daquilo que os países de língua oficial portuguesa fizerem para se afirmarem em áreas que não propriamente as linguísticas, dando como exemplo o despontar do Brasil como potência mundial.

Read more...

Nova técnica para tratar o cancro

Péptidos têm maior eficácia e menos efeitos secundários do que as terapias actuais


Uma investigação conduzida e patenteada por Mark Howard, da Escola de Biociências da Universidade de Kent, levou ao desenvolvimento de uma nova técnica que ira proporcionar tratamentos de cancro directamente para determinados tumores.
Um dos cancros que poderia beneficiar deste tratamento é o cancro do pâncreas, que actualmente é muito difícil de tratar.
A técnica, anunciada recentemente pela Tecnologia de Investigação para o Cancro (Cancer Research Technology − CRT nas siglas em inglês), envolve péptidos (dois ou mais aminoácidos interligados) anti-cancerígenos, ligados a uma proteína encontrada em níveis elevados em muitas das células tumorais, mas ausente na maioria dos tecidos normais.

Read more...

terça-feira, março 23

Cada homem tem o corpo de um homem e o coração de um deus

Porque é que os portugueses são tristes? Porque estão perto da verdade. Quem tiver lido alguns livros, deixados por pessoas inteligentes desde o princípio da escrita, sabe que a vida é sempre triste. O homem vive muito sujeito. Está sujeito ao seu tempo, à sua condição e ao seu meio de uma maneira tal que quase nada fica para ele poder fazer como quer. Para se afirmar, como agora se diz, tão mal.

Read more...

A abordagem da Medicina Tradicional Chinesa à depressão

Dentro da nossa parceria com a ESMTC (Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa), o Outro contactou a escola, no sentido de compreender melhor que abordagem é que esta medicina tem para com a depressão, uma vez que se trata de uma condição que está a aumentar na nossa sociedade. Entrevistámos a Professora Mei Lu, licenciada em Medicina Tradicional Chinesa desde 1995 e doutorada pela Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing, com o tema de doutoramento “Investigação sobre a combinação de acupunctura e SSRIs* no tratamento da depressão”. É docente e dá consultas na Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa, desde 2005.

*SSRIs – Selective Serotonin Reuptake Inhibitors (Inibidores Selectivos de Recaptação de Serotonina)

Outro: Como é que a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) define a depressão?

Read more...

segunda-feira, março 22

Coro da Primavera

Read more...

domingo, março 21

Novos Cursos na Associação Agostinho da Silva

(para ler, clicar sobre a imagem)

Read more...

Como trabalhar menos e melhor

O homem não nasce para trabalhar. O homem nasce para criar, para ser o tal poeta à solta. 
Agostinho da Silva

Fonte: Open Forum

Estamos sempre a ouvir o velho lema: não trabalhes tanto, trabalha de forma mais inteligente! Tudo bem. Não tenho nada a opôr a trabalho duro, mas a frase "trabalhar de forma mais inteligente" implica trabalhar menos, ou de forma menos dura e conseguir melhores resultados ao fazer isso. Trata-se sem dúvida de uma ideia atractiva. Mas sei que não posso tornar-me mais inteligente de forma mágica. Por isso, o que é que significa realmente "trabalhar de forma mais inteligente" e de que forma é que isso se faz? Será que conseguimos mesmo obter melhores resultados no trabalho, trabalhando menos?
Dois exemplos ajudam a responder a estas questões - uma que nos chega de consultores, outra do desporto profissional.

Read more...

sexta-feira, março 19

Energia: Portugal está entre os 10 países mais atractivos para se investir no sector

Fonte: Tudoben - Portal Alentejano


Portugal está “entre os 10 países do mundo mais atractivos” para se investir no sector da energia, em que “é reconhecido como um país líder, afirmou hoje o secretário de Estado da Energia e da Inovação.
“Uma das mais conceituadas consultoras internacionais em energia, a Ernst & Young, considerou Portugal entre 10 países do mundo mais atractivos para se fazer investimento em energia”, disse Carlos Zorrinho.
Ao nível da energia, “Portugal é reconhecido como um país líder”, que tem, por exemplo, a maior central solar fotovoltaica do mundo, a funcionar desde finais de 2008 em Amareleja, no Alentejo, disse.

Read more...

Uma revista que nos vai fazer pensar

Em Abril, nasce uma nova revista. A Cultura ENTRE Culturas vai ser uma revista semestral dedicada ao diálogo intercultural e a estabelecer pontes e mediações entre todas as disciplinas, saberes e tradições. Publica ensaio, poesia e fotografia. Mas acima de tudo vai ser uma revista que nos vai fazer pensar. Porque vai ser ecléctica. Porque vai ser surpreendente. Porque vai questionar sem responder.
A ENTRE elege-se pelos seguintes propósitos:
  1. Contribuir para o desenvolvimento de uma consciência-experiência integrais, multidimensionais, inter e trans-disciplinares do real e do que possa haver além-aquém do que como tal se designa, enriquecendo criativamente a vida e a existência mediante a compreensiva realização das suas supremas possibilidades.
  2. Explorar antigas e novas possibilidades espirituais, mentais, éticas, artísticas, científicas, educativas, ecológicas, comunicacionais, sociais, políticas e económicas, alternativas à crise e declínio do paradigma civilizacional ainda dominante e que obedeçam ao soberano critério do melhor possível para todos os seres sencientes, humanos e não-humanos.

Read more...

Think 2010 em Vila Nova de Paiva

Fonte: De Rerum Natura: Sobre a natureza das coisas


Vale a pena ver este blogue do "Think 2010", com informações sobre o evento que se vai realizar em Vila Nova de Paiva, Viseu, de 26 a 30 de Abril, e que mostram como uma escola do interior pode ser criativa.

Read more...

Opinião: A educação segundo António Câmara

Carlos Fiolhais, físico, destaca no blog De Rerum Natura: Sobre a natureza das coisas um excerto de uma entrevista dada por António Câmara, professor da Universidade Nova e CEO da YDreams à revista "Executive Digest" de Março de 2010:

P- Em termos de educação, como é que vê e analisa este quase admirável mundo novo num país onde, paralelamente, ainda existe muita ardósia e giz?


Read more...

quinta-feira, março 18

Filmagens de "O Hobbit" começam em Julho

Para os amantes de Tolkien, pequenos e graúdos. Fonte: I.

Gandalf regressa aos ecrãs. O livro "O Hobbit", de J. R. R. Tolkien, vai ser transformado em dois filmes. A adaptação cinematográfica fica a cargo do realizador de "Senhor dos Anéis", Peter Jackson

As filmagens começam em Julho, mais uma vez na Nova Zelândia. O actor Ian McKellen vai interpretar novamente o feiticeiro Gandalf na adaptação cinematográfia do livro "O Hobbit", de J.R.R. Tolkien. A New Line ainda não fez nenhum comunicado oficial, mas o actor Ian McKellen revelou a notícia no seu site.

Read more...

Gilles Lipovetsky em Lisboa

Fonte: Bibliotecário de Babel

O filósofo francês Gilles Lipovetsky, autor de A Era do Vazio e teórico da «hipermodernidade», apresentará os seus mais recentes livros – O Ecrã Global e A Cultura-Mundo. Resposta a uma Sociedade Desorientada (ambos com chancela das Edições 70) –, na Livraria Almedina Atrium Saldanha, dia 24 de Março, a partir das 18h30. Apresentação por Luís Filipe Sarmento. Entrada livre.

Read more...