sexta-feira, abril 23

Uma nova definição da Humanidade

Fonte: Discover


‘O que é que, exactamente, nos distingue das outras espécies?‘
É assim que começa um artigo recente do Professor Michael Webber, da Universidade do Texas, que oferece uma visão interessante sobre um assunto que há muito tempo vem a ser debatido. Ele sugere que aquilo que nos define como humanos é a forma como manipulamos a energia:
Defendo que aquilo que realmente separa os humanos de todas as outras espécies é que somos os únicos a manipular a energia. A primeira Lei da Termodinâmica diz-nos que a energia tem muitas formas (por exemplo química, térmica, cinética, eléctrica, atómica) e que podemos convertê-la de uma forma para outra. E não obstante todas as espécies beneficiarem da conversão natural da energia radiante (por exemplo, da luz solar) em energia química (por exemplo, através da foto-síntese), os humanos são a única espécie que manipula especificamente a energia transformando-a de uma forma para outra - por exemplo, convertendo a energia química (combustíveis) em energia térmica (calor) ou energia mecânica (movimento).
E nasce, assim, uma nova definição de Humanidade: os Humanos manipulam a energia intencionalmente.
Com isto em mente, Webber argumenta que devemos assumir a responsabilidade pelos seus efeitos negativos. Por outras palavras, a sua definição apela a que sejamos melhores guardiões deste pálido ponto azul. É uma perspectiva que muito me agrada. Pode ler o artigo completo (em inglês), aqui.

Fotografia de Runstudio

0 comentários:

Enviar um comentário