quinta-feira, março 11

Detesta ginástica? Existe um exercício que o ajudará a manter-se saudável

Caminhar meia hora por dia tem inúmeros benefícios comprovados para a saúde, a nível do controlo do colesterol e da diabetes, da saúde dos ossos e do coração, aumenta a eficiência do sistema imunológico, diminui o stress e combate a depressão, além de nos manter na linha. Reunir a família meia hora antes ou depois do jantar, por exemplo, e darem todos juntos uma volta pelas redondezas, em passo moderadamente acelerado, contribui para a saúde de todos e ajuda a estreitar os laços familiares. Leia sobre o programa que a Fundação Portuguesa de Cardiologia iniciou em Bragança e pense em caminhar, pela sua saúde e da sua família.


A caminho de uma vida saudável
Escrito por Sara Ribeiro

Em Bragança os adeptos da caminhada têm-se multiplicado nos últimos anos. O Programa Bragança e o Núcleo Distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia apostam na caminhada em prol de uma vida saudável. O programa Bragança Saudável, Bragança solidário, fomentado pela Câmara Municipal, organiza passeios pedestres pela cidade pelas aldeias vários percursos pedestres, com vista a fomentar o desporto, o convívio e o contacto com o ambiente.
Caminhar faz bem a tudo e ajuda na prevenção de várias doenças, nomeadamente as do coração provocadas pela obesidade e diabetes. É este o grande objectivo do projecto de prevenção e reabilitação em saúde, promovido pelo Núcleo distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia, que terminará com um estudo pioneiro no distrito.
São dois projecto com várias semelhanças e que têm arrancado centenas de pessoas dos sofás e da frente do televisor, para passeios mais longos ou mais curtos, sempre em grupo, em convívio, com a saúde sempre em primeiro lugar.

Caminhar para prevenir doenças do coração
Numa iniciativa pioneira o Núcleo distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia pretende demonstrar que caminhar tem um número indeterminado de benefícios. Em conjunto com a Sub-região de Saúde e a Escola superior de Saúde, está a ser desenvolvido um projecto de Prevenção e reabilitação em Saúde. Com uma grande adesão, a actividade que começou há pouco mais de um mês consiste numa caminhada diária de 30 minutos, durante cerca de um ano. A novidade reside no acompanhamento clínico periódico que será feito aos participantes, que terá como resultado final um estudo a realizar pela Escola Superior de Saúde. As caminhadas têm como principal objectivo a prevenção das doenças do coração, principalmente as provocadas pela diabetes e pela obesidade.
Os participantes no projecto terão acompanhamento clínico, no sentido em que lhe serão feitas análises à diabetes, colesterol, tensão arterial, índice de massa corporal.
As primeiras análises foram realizadas nos dias 16 e 23, entre as 8:30 e as 10 horas. Dia 30, a última quarta-feira do mês, no mesmo horário está prevista mais uma sessão de análises. Quem aderir depois desta data não participa no estudo, o que não invalida a integração nos grupos. Para aderir, basta que os interessados se dirijam à Escola Superior de Saúde e façam as primeiras análises. Depois são trinta minutos por dia a caminhar, nos vários percursos pela cidade, que podem ser percorridos em diferentes horas do dia.
A sub-região de Saúde custeia as análises e a Escola Superior de Saúde trata da análise dos resultados e traça a evolução clínica dos aderentes. Com os dados a Escola realizará um estudo científico, que se prevê que seja apresentado no Congresso Nacional de Cardiologia. De acordo com Carlos Cadavez, este estudo pode trazer importantes conclusões para o estudo das doenças coronárias. O trabalho é inédito na região.
Os benefícios da caminhada são muitos e por isso são vários os motivos que levam as pessoas a aderir ao projecto. Existem algumas pessoas que estão no programa para emagrecer e serão também acompanhadas por consultas associadas de nutrição.
Carlos Cadavez, Presidente do Núcleo Distrital da Fundação Portuguesa de Cardiologia, faz o apelo: “a obesidade trata-se, em vez de ficar em casa, venha andar connosco”. Este responsável convida também os homens a pôr a vergonha de lado e a juntar-se aos grupos compostos maioritariamente por mulheres. Ainda assim, explica que existe um número significativo de homens que caminham diariamente. Uma das ideias que surgiu durante as caminhadas foi fazer os caminhos de Santiago, no próximo ano.

Caminhadas rurais e urbanas com cada vez mais adeptos
A Câmara Municipal também promove o desporto saudável através das caminhadas, há mais de um ano e têm sido cada vez mais participadas. Até meados de Novembro são muitos os passeios previstos com vista a fomentar a prática de desporto e dar a conhecer o concelho, em particular as zonas rurais, fomentando o convívio e o contacto com a natureza. Realizam-se uma ou duas vezes por mês, percorrendo várias aldeias do Distrito e com grupos com mais de 40 pessoas. Os participantes são de todas as idades, sendo a maioria de meia-idade.
As caminhadas inserem-se no programa Bragança saudável, Bragança solidária e são sempre realizadas em conjunto com uma entidade, normalmente a Escola Superior de Educação (ESE) ou a Azimute.
Para os próximos meses os percursos rurais realizam-se, em Julho pelos Caminhos de Santiago e pela aldeia de Pereiros, em Setembro em Gadramil e Alfaião, Refoios e Carvalhal da Nogueira, em Outubro e Montesinho em Novembro.
Os percursos urbanos realizam-se em várias zonas da cidade de Bragança e têm percursos que rondam os 3 quilómetros.
A Câmara conta ainda com a colaboração da Sub-Região de Saúde, em parceria com a Fundação Portuguesa de Cardiologia para informar, divulgar e aconselhar sobre os factores de risco que condicionam uma vida saudável.
Para além das dos percursos pedestres, o programa promove outras actividades: passeios de bicicleta, aeróbica – fitness, Actividades Orientadas na Piscina Municipal, actividade de ginástica de manutenção – “Mexa-se em Bragança”, encontros sociais, Torneios Desportivos e a comemoração de dias temáticos.

Medicamento sem contra-indicações
Há estatísticas americanas que dizem que andando todos os dias reduz o risco de cancro em 20%. Esta estatística foi feita essencialmente com mulheres.
De acordo com o Presidente do Núcleo Distrital da Fundação de Cardiologia, mais de um terço dos clientes das farmácias portuguesas, com idades entre 35 e 65 anos, estão em situação propícia a um evento cardiovascular fatal nos próximos 10 anos. Quase metade pode sofrer de hipertensão sem saber. Esta situação pode ser evitada com as os percursos pedestres regulares
Caminhar reduz o risco de doença coronária e ataque cardíaco, baixa a pressão sanguínea, baixa o colesterol, reduz a gordura corporal e ajuda a controlar o peso, reduz o risco de diabetes de tipo II, melhora a saúde dos ossos e das articulações
Está provado que caminhar melhora a auto-estima, alivia os sintomas de depressão e ansiedade e melhora o humor. Caminhar, especialmente em lugares agradáveis e com outras pessoas, oferece muitas oportunidades de relaxamento e contacto social.
Caminhadas regulares pode constituir uma estratégia efectiva para perder peso e melhorar a aptidão cardio-respiratória e os factores de risco de doença coronária, sendo uma boa alternativa para quer perder ou controlar o peso, ou até mesmo para que quer dormir melhor.


O Outro termina com um belo pensamento de Thich Nhat Hanh, um monge budista vietnamita:

Quando foi desafiado por Mara - que personifica o ilusório - Buda tocou a terra com a mão direita e disse "Tendo a terra por testemunha, ficarei sentado aqui, em estado de meditação, até que experimente o verdadeiro despertar". Diante disso, Mara desapareceu.
Às vezes, nós também somos visitados por Mara - quando sentimos irritação, insegurança, raiva ou infelicidade. Quando isto acontecer, toque o chão firmemente com os seus pés. Pratique a meditação andando. A Terra, nossa mãe, está cheia de amor por nós. Se estivermos a sofrer, ela proteger-nos-à, alimentando-nos com as suas belas árvores, ervas e flores.

Fotografia: David Sacks

0 comentários:

Enviar um comentário