sexta-feira, março 19

Energia: Portugal está entre os 10 países mais atractivos para se investir no sector

Fonte: Tudoben - Portal Alentejano


Portugal está “entre os 10 países do mundo mais atractivos” para se investir no sector da energia, em que “é reconhecido como um país líder, afirmou hoje o secretário de Estado da Energia e da Inovação.
“Uma das mais conceituadas consultoras internacionais em energia, a Ernst & Young, considerou Portugal entre 10 países do mundo mais atractivos para se fazer investimento em energia”, disse Carlos Zorrinho.
Ao nível da energia, “Portugal é reconhecido como um país líder”, que tem, por exemplo, a maior central solar fotovoltaica do mundo, a funcionar desde finais de 2008 em Amareleja, no Alentejo, disse.
Por outro lado, frisou, Portugal tem “o segundo maior componente de energia eólica no seu pacote energético à escala europeia” e “no ano passado produziu 45 por cento da sua electricidade com base em energias renováveis”.
“Em muito poucas outras coisas Portugal está tão bem classificado”, disse Carlos Zorrinho, frisando que, por isso, o Governo está a “apostar tanto” no sector da energia e quer “mostrar ao mundo” o que o país está a fazer.
O governante falava à agência Lusa à margem de uma visita do corpo diplomático acreditado em Portugal à Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, no concelho alentejano de Moura.
“Portugal é considerado uma referência, um exemplo” no sector energético, sobretudo nas energias renováveis, frisou, explicando que o Governo quis mostrar aos membros do corpo diplomático a central de Amareleja e vai mostrar outras “grandes potencialidades do país”.
Os membros do corpo diplomático são “elementos de ligação” que “podem e devem alertar” as empresas dos seus países para “a possibilidade de investir em Portugal”, defendeu.
Segundo Carlos Zorrinho, Portugal, que tem empresas que produzem painéis solares e “capacidade de montar modelos de negócio rentáveis e com base em tecnologias renováveis”, quer dizer aos membros do corpo diplomático para que os seus países “façam” projectos neste sector.
Mas também que “se inspirem em Portugal”, que “façam, de preferência, com empresas portuguesas” e que se as empresas dos seus países “quiserem investir em energia em Portugal são muito bem-vindas”, disse.
Em declarações à Lusa, em representação dos membros do corpo diplomático, o embaixador da Argentina, Jorge Faurie, o mais antigo em Portugal, revelou que tinha “muito interesse” em visitar a central de Amareleja.
“É um projecto extremamente inovador e de um enorme potencial num sector das energias renováveis em que praticamente todos os países do mundo estão a prestar atenção”, disse.
A Argentina também tem uma “grande disponibilidade” de recurso solar mas “precisa de instalar centrais para explorá-lo” e produzir energia, disse, referindo, que a visita à central permitiu conhecer a “experiência portuguesa” para “ver como a Argentina pode capitalizar sinergias” naquele sentido.
Após a deslocação à central de Amareleja, os membros do corpo diplomático visitaram empreendimentos turísticos e a Barragem de Alqueva e vão terminar o dia com um jantar em Évora, que deverá contar com a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado.

0 comentários:

Enviar um comentário