domingo, março 14

Projecto Limpar Portugal


Grupo de amantes do todo-o-terreno lançou um desafio num fórum na Internet para limpar algumas matas do País. Acabaram por criar um movimento histórico que conta com o apoio e até a participação do Presidente da República e da ministra do Ambiente.
O que em Junho de 2009 começou por ser quase uma brincadeira de um grupo de amigos transformou-se numa das maiores operações de limpeza das matas e florestas portuguesas de que há memória. Num fórum na Internet dedicado ao todo-o-terreno automóvel, inspirados num projecto ocorrido em 2008 na Estónia, Nuno Mendes, Paulo Pimentel Torres e Rui Marinho desafiaram outros membros a limpar algumas matas que frequentam com os seus veículos. Quando deram conta tinham o apoio de mais de cem mil voluntários decididos a Limpar Portugal. E até têm a ajuda do Presidente da República e da ministra do Ambiente.
A iniciativa está marcada para o próximo sábado. "A adesão de alguma forma surpreendeu-nos", diz Rui Marinho, explicando que, inicialmente, o projecto era apenas algo para os amantes do todo--o-terreno. "Em pouco tempo vimos que as coisas iam ultrapassar as competências do clube", refere este fundador do movimento.
"O objectivo é limpar as matas", salienta. "Mas com este exemplo de cidadania também esperamos consciencializar as pessoas para a necessidade de as manter limpas", frisa. Rui Marinho admite que para lá da falta de civismo há "muita falta de informação". "As pessoas não sabem que muitas câmaras recolhem gratuitamente os colchões ou sofás velhos", diz. Ou que "podem depositar equipamentos eléctricos avariados nos ecocentros sem pagar nada por isso".
A uma semana da realização da iniciativa, o projecto Limpar Portugal conta com mais de 40 mil entidades inscritas, entre escolas, empresas, agrupamentos de escuteiros e até entidades ligadas ao Estado, como a Protecção Civil, o Exército, câmaras municipais e juntas de freguesia. "Devemos ter protocolos assinados com cerca de 60% das autarquias", salienta Rui Marinho, adiantando que para além dos acordos individuais com muitas juntas de freguesia, "houve também muitas autarquias que assinaram os protocolos em nome das juntas". No terreno, estimativas feitas e se o bom tempo ajudar, vão estar mais de cem mil pessoas.
Um dos importantes apoios que o projecto Limpar Portugal recebeu foi o do ministério do Ambiente. "O projecto Limpar Portugal é uma iniciativa louvável onde eu própria me envolverei juntamente com o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa", explica Dulce Pássaro, acrescentando que "serão convidados os vários organismos do ministério, mesmo os que não trabalham directamente na gestão de resíduos, para que participem nesta iniciativa".
Rui Marinho admite que os fundadores acreditavam que "isto iria ter alguma adesão. Mas nunca acreditámos, por exemplo, que o Exército e a Protecção Civil cedessem os equipamentos pesados necessários". Neste momento estão referenciados cerca de 10 500 locais de recolha de lixo (ver infografia) com necessidades desde a recolha de plásticos ou pneus de automóveis, até verdadeiras lixeiras a céu aberto, onde se acumulam frigoríficos, móveis, entulho de obras, colchões. "Ao todo estimamos recolher cerca de 70 mil toneladas de lixo", diz Rui Marinho.
Para o dia da acção estão registados 308 movimentos locais, independentes. "Cada concelho tem a sua coordenação local e no dia as pessoas juntam-se nos locais indicados pela organização para partir para a recolha", explica Rui Marinho. O lixo será depois depositado em locais próprios, indicados pela secretaria de Estado do Ambiente, para se proceder à sua selecção, reciclagem e tratamento.
A principal dificuldade, admite Rui Marinho, será a recolha dos resíduos de construção. "Pela sua dimensão, estes podem ser os únicos que podemos não conseguir recolher totalmente no próprio dia", admite Rui Marinho.
Quanto ao futuro... "Isto foi feito pela carolice, ainda não sabemos o que fazer a seguir", conta. Mesmo na coordenação nacional as opiniões dividem-se. "Há quem queira continuar já, outros preferem parar para descansar."

0 comentários:

Enviar um comentário